qui

maio 23, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

maio 23, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sai plano preliminar de estratégias para vacinação contra a covid-19

Após nove meses de pandemia, resistência do Governo Federal em comprar vacina e pressão da sociedade, do Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional, o Ministério da Saúde finalmente divulgou o plano preliminar de estratégias para vacinação da população contra a covid-19. A reunião realizada nesta terça, 1, também definiu os grupos prioritários para imunização, expectativas de prazos, investimento em equipamentos para armazenamento das doses, processos de aquisição de agulhas e seringas para a demanda e as fases da imunização em massa. Porém ainda não há previsão para vacinação.

Na reunião, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ressaltou a importância de viabilizar o Plano de Vacinação e reforçou que o Ministério e entidades parceiras possuem base técnica para elaboração das estratégias de forma a atender todos os objetivos propostos. O plano prevê que a vacinação ocorrerá em quatro fases, porém o secretário de Vigilância em Saúde da Pasta, frisou que o plano apresentado é preliminar e que sua estrutura final dependerá das vacinas disponibilizadas.

As fases de vacinação definidas pela equipe técnica priorizam grupos que levam em conta informações sobre nuances epidemiológicas da Covid-19 entre os brasileiros, como comorbidades e dados populacionais. Os quatro momentos da campanha somam 109,5 milhões de pessoas imunizadas, em duas doses, como previsto pelos esquemas vacinais dos imunizantes já garantidos pelo Ministério da Saúde – Fiocruz/AstraZeneca e por meio da aliança Covax Facility.

Fases de vacinação:

  • Primeira fase: trabalhadores da saúde; população idosa a partir dos 75 anos de idade; pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas, e a população indígena.
  • Segunda fase: pessoas de 60 a 74 anos.
  • Terceira fase: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares.
  • Quarta fase: professores; forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Com informações de Agência Saúde

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que