Sai plano preliminar de estratégias para vacinação contra a covid-19

Após nove meses de pandemia, resistência do Governo Federal em comprar vacina e pressão da sociedade, do Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional, o Ministério da Saúde finalmente divulgou o plano preliminar de estratégias para vacinação da população contra a covid-19. A reunião realizada nesta terça, 1, também definiu os grupos prioritários para imunização, expectativas de prazos, investimento em equipamentos para armazenamento das doses, processos de aquisição de agulhas e seringas para a demanda e as fases da imunização em massa. Porém ainda não há previsão para vacinação.

Na reunião, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ressaltou a importância de viabilizar o Plano de Vacinação e reforçou que o Ministério e entidades parceiras possuem base técnica para elaboração das estratégias de forma a atender todos os objetivos propostos. O plano prevê que a vacinação ocorrerá em quatro fases, porém o secretário de Vigilância em Saúde da Pasta, frisou que o plano apresentado é preliminar e que sua estrutura final dependerá das vacinas disponibilizadas.

As fases de vacinação definidas pela equipe técnica priorizam grupos que levam em conta informações sobre nuances epidemiológicas da Covid-19 entre os brasileiros, como comorbidades e dados populacionais. Os quatro momentos da campanha somam 109,5 milhões de pessoas imunizadas, em duas doses, como previsto pelos esquemas vacinais dos imunizantes já garantidos pelo Ministério da Saúde – Fiocruz/AstraZeneca e por meio da aliança Covax Facility.

Fases de vacinação:

• Primeira fase: trabalhadores da saúde; população idosa a partir dos 75 anos de idade; pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas, e a população indígena.
  • Segunda fase: pessoas de 60 a 74 anos.
  • Terceira fase: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares.
  • Quarta fase: professores; forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Com informações de Agência Saúde