Sindmepa Informa – 06.12.2020

DIEESE
Nosso diretor, João Gouveia, foi eleito secretário-geral do Dieese Pará. O Dieese é um importante órgão de assessoria das entidades sindicais em relação ao processo de negociação coletiva e realiza pesquisas de interesse dos trabalhadores e da sociedade, sendo mantido exclusivamente pelos sindicatos de trabalhadores. O Sindmepa sente-se honrado em participar da direção do órgão no Pará.

SANTARÉM
Dra. Nástia Irina de Sousa Santos é a nova representante do Sindmepa no Conselho Municipal de Saúde de Santarém, importante e representativo órgão de controle social da saúde naquela cidade. A mudança foi comunicada no último dia 03, por meio de ofício, à presidente do Conselho, Gracivane Moura. Dra. Nástia passa a representar o sindicato em substituição ao colega Dr. Junio Aguiar Azevedo. Nossos agradecimentos ao Junio pela brilhante participação no Conselho e votos de sucesso à dra. Nástia.

ILEGAL
Médicos que estão sendo contratados para prestar serviços ao município de Belém são obrigados a assinar um “termo de compromisso” em que se comprometem a providenciar substituição e comunicar à direção clínica, caso não possam comparecer ao plantão por quaisquer motivos. A cláusula é totalmente ilegal e, por isso, estamos orientando os médicos a não assinar o tal “termo de compromisso”. É dever da gestão providenciar substitutos, estabelecer vínculo e criar mecanismos de retaguarda para essas situações.

REVALIDA
O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, prometeu em reunião com membros da diretoria colegiada do Sindmepa e o presidente da Associação dos Médicos Estrangeiros estudar a possibilidade de realizar o revalida pela UFPA, já no próximo ano. Tourinho disse que o Revalida é uma demanda que a instituição já deveria ter abraçado, mas deixou claro que para este ano não há mais tempo hábil. Ele se comprometeu em reunir com o diretor da Faculdade de Medicina, Silvestre Savino Neto, para estudar a viabilidade do Revalida para 2021.

ESTUDANTES
O diretor da Faculdade de Medicina da UFPa, Silvestre Savino Neto, assegurou ao Sindmepa que no próximo ano todas as aulas práticas que não estão sendo realizadas agora, serão repostas. Ele disse que a UFPa está tomando as medidas observando os protocolos de segurança para garantir a saúde dos mais de 50.000 alunos da instituição. Esperamos agendar uma reunião em breve com o diretor para mais esclarecimentos sobre esse assunto de suma importância para a comunidade em geral que é a formação de médicos com qualidade.

LIVE
Juntos há 15 anos, os músicos Camila Camarinha e Henrique Cirino possuem um sólido trabalho no cenário musical de eventos em Belém. O casal se apresenta em cerimônias e festas de casamentos, entre outros eventos, e é a próxima atração das Quartas Musicais do Sindmepa. No repertório, temas clássicos de filmes e novelas. A live musical será transmitida pelo perfil de Henrique no Instagram, @henriqueteclado, às 19h30. Não perca!