WhatsApp: (91) 8895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386
Afiliado a:

Sindmepa Informa – 20.12.2020

0

GAC

O Sindmepa protocolou ofício à Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, solicitando informações sobre o andamento do processo de regulamentação da Gratificação de Alta Complexidade (GAC). Em agosto deste ano foi enviado à Santa Casa um dossiê para subsidiar projeto de lei que precisa ser encaminhado pelo Executivo à Assembleia Legislativa do Estado para a regularização da Gratificação. Desde então, não tivemos mais notícias sobre o andamento do processo.

PRIORIDADE

Nós, do Sindicato dos Médicos do Pará, apoiamos a adoção de prioridades na vacinação contra a covid 19, considerando a gravidade e letalidade da doença. Entretanto, nos anúncios do Ministério da Saúde notamos a ausência de segmentos de alto risco e que precisam ser incluídos entre as prioridades. Entre esses estão as mais de 5.500 comunidades quilombolas, as cerca de 800.000 pessoas privadas de liberdade; os mais de 200.000 brasileiros moradores de rua, além dos cerca de 40.000 cuidadores de idosos em atividade no Brasil. Requeremos ao MS a inclusão desses grupos por acharmos fundamental para a saúde pública a vacinação desse contingente.

ESPECIALIDADES

Tem sido registrado muita confusão entre médicos especialistas e médicos com cursos de pós-graduação em determinada área do conhecimento da saúde. A especialidade médica é bem definida em resolução do CFM e exige residência médica reconhecida pelo Ministério da Educação ou certificação concedida pela Associação Médica Brasileira (AMB). Para consultar as especialidades de um médico, basta acessar o site do Conselho Federal de Medicina ou do Conselho Regional.

DEZEMBRO LARANJA

A campanha dezembro laranja deste ano tem como slogan “Faça da sua prevenção um hábito”, e é um alerta à população para os cuidados e prevenção ao câncer de pele. A ação busca advertir as pessoas para que evitem ao máximo a exposição aos raios ultravioletas intensos, que ocorrem entre 10h e 16h, e que usem protetor solar e proteção como óculos, chapéus, sombrinhas ao se expor aos raios solares continuamente. O Sindmepa apoia a campanha e recomenda que, em caso de suspeita, procure imediatamente um dermatologista.

CADASTRAMENTO

Moradores de Belém têm até o dia 31 para realizar o cadastramento virtual no SUS. O cadastro já é feito presencialmente por agentes comunitários de saúde, mas agora deve ser feito prioritariamente pela plataforma virtual, por conta da pandemia. É uma ferramenta de planejamento de transferências de recursos da União para as prefeituras. Garante a oferta de serviços como consultas médicas, atendimento multiprofissional, vacinação, acompanhamento de pré-natal, diabetes, hipertensão, entre outros. O cadastro pode ser feito pelo endereço: https://sistemas.belem.pa.gov.br/cadastro-sus/#/cidadao

NATAL

Que este Natal represente o nascer de fato de uma nova era para todos nós. Que a data seja sinônimo de humildade, honestidade e bonança. Que possamos experimentar o renascer de uma vida livre, com mais compreensão e empatia entre os seres humanos. E que profissionais possam exercer suas atividades sem medo, sem correr risco de morte e que a vida vença mais uma vez. Feliz Natal.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará