Todos devem fazer cadastramento no SUS via on line

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disponibilizou recentemente o formulário on line para que os moradores de Belém possam realizar o cadastramento obrigatório no SUS. Segundo o portal da PMB, o cadastramento “é uma determinação do Governo Federal que instituiu um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária, sendo a principal estratégia de transferência de recursos da União para as prefeituras”.

Acrescenta que “será uma ferramenta fundamental para garantir a continuidade de serviços como: consultas, atendimento multiprofissional, vacinação, acompanhamento de pré-natal, diabetes, hipertensão, tuberculose, hanseníase, entre outros.

A Prefeitura ressalta ainda no portal, que “o cadastro atualizado é obrigatório para as famílias que recebem benefícios sociais federais, como o Bolsa Família. Para realização do cadastro é necessário que um dos membros da família (moradores da mesma casa) seja o “Responsável Familiar”. E que o primeiro cadastro a ser realizado seja desta pessoa”.

De acordo com a médica Rosângela Monteiro, ex-diretora do Departamento de Ações em Saúde da Sesma, “o cadastro contribui para o acompanhamento das ações de saúde de toda a população, independentemente se é usuário do SUS ou se possui plano de saúde”.

Ela explica que o cadastramento on line foi uma forma encontrada para auxiliar o trabalho rotineiro dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), reduzindo o contato físico em função da pandemia. O mais importante, segundo Rosângela Monteiro, é que com o cadastro atualizado o Ministério da Saúde pode ter o controle de bairros que não estão cobertos com equipes de ações básicas de saúde.

Hoje, Belém dispõe de 125 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), mas já foi solicitado ao MS a implantação de 90 novas equipes de Atenção Primária – EAPs, o que depende apenas de publicação de portaria do MS, acrescenta a médica.

Para se cadastrar, clique no link: https://sistemas.belem.pa.gov.br/cadastro-sus/#/cidadao

Com informações do Portal da PMB