UFPa avalia realização do revalida para 2021

O reitor Emmanuel Tourinho assumiu o compromisso de avaliar a realização do Revalida pela UFPA já no ano que vem, em reunião realizada na manhã desta terça, 1, com os diretores do Sindmepa, Wilson Machado e João Gouveia, e o presidente da Associação dos Médicos Estrangeiros/Cubanos, Felipe Grasset Cervino. A reunião foi solicitada por meio de ofício pelo Sindmepa, para discutir a revalidação de diplomas médicos pela UFPA, visto que a Universidade do Estado do Pará já comunicou a realização do exame.

Durante a reunião, o presidente da Associação dos Médicos Estrangeiros fez a exposição das dificuldades que enfrenta como médico sem revalidação no país. Os diretores do Sindmepa solicitaram ao reitor a realização do revalida pela Universidade Federal do Pará, com objetivo de suprir a demanda de médicos estrangeiros à espera do exame no Estado.

Na reunião, o reitor demonstrou que o Revalida se trata de uma demanda que a instituição já deveria ter abraçado, mas deixou claro que para este ano não há mais tempo hábil. Porém, irá se reunir com o diretor da Faculdade de Medicina, Silvestre Savino Neto, para estudar a viabilidade do Revalida para 2021. Ele prometeu ainda retornar ao Sindmepa, tão logo tenha uma posição final.

“As manifestações do reitor a respeito da possibilidade de realização do Revalida, pela UFPA em 2021, nos deixaram esperançosos. Uma vez que, se confirmada, e somada às vagas disponíveis na UEPA, avançaremos muito na regularização dos médicos formados no exterior, que atuam no Pará e ainda irregulares no Brasil”, disse o diretor, Wilson Machado.