sáb

jun 15, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sáb

jun 15, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Janeiro Branco reforça os cuidados com a saúde mental

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão e outros 20 milhões possuem sintomas de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, fobias, estresse pós-traumático e até mesmo ataques de pânico. Buscando atender esta demanda de pacientes e alertar a população para os cuidados com a saúde mental, há sete anos vem sendo realizada a campanha Janeiro Branco.

A campanha foi criada por um grupo de psicólogos de Uberlândia, em Minas Gerais, e tem entre seus objetivos conscientizar a população para prática de cuidados com a sua saúde mental e emocional, e estimular hábitos que fortaleçam o bem-estar físico, social e mental. Que incluem a interação social, o compartilhamento de sentimentos com pessoas de confiança, e a construção e o fortalecimento dos vínculos afetivos e sociais.

De acordo com dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), de janeiro a outubro de 2020 o Pará registrou 2.647 internações por transtornos mentais e comportamentais. O que revela a necessidade dos cuidados para prevenir as doenças mentais. Entre os principais fatores que podem afetar a saúde mental estão o luto, o isolamento e a perda de renda. Os pacientes que necessitarem de atendimento, podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Com informações de G1 e Agência Pará

Veja mais

Mais populares: