Campanha chama a atenção para prevenção e diagnóstico precoce do câncer

No Dia Mundial do Câncer o movimento global União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) lança o Desafio dos 21 dias. O desafio faz parte de uma campanha lançada em 2019 com objetivo de estimular iniciativas que diminuam os índices de câncer no mundo. O dia mundial do câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela UICC com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O tema da campanha 21 ações para 2021 é “Eu sou resiliente e vou inovar”, pois apesar das dificuldades com a pandemia é necessária a busca pela saúde. O Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), também aderiu à campanha. Nos próximos 21 dias a instituição vai divulgar em sua página na internet os desafios de cada dia, com o objetivo de melhorar a saúde dos brasileiros.

Criada em 2000, por meio da Carta de Paris contra o câncer, a data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer. Este ano o objetivo das ações realizadas em torno da data é estimular as pessoas a adotarem novos hábitos de vida, pois uma alimentação saudável, evitar o excesso de álcool e praticar atividades físicas contribuem para evitar fatores de risco da doença.

Grande parte das doenças oncológicas são controláveis e ou curadas, contanto que sejam diagnosticadas precocemente. Por isso não deixe de fazer exames de rotina, em casos de suspeita procure urgentemente uma unidade de saúde.

Com informações de Agência Brasil