WhatsApp: (91) 8895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386
Afiliado a:

Estudo indiano revela que Covid-19 afeta várias partes do corpo

0

Ao contrário da crença comum de que os pulmões e o coração são afetados principalmente pela Covid-19, uma equipe de pesquisadores indianos de cinco cidades da Índia descobriu que o vírus pode danificar quase todas as partes do corpo, incluindo o intestino delgado e até mesmo o reto.

A equipe, que estudou a histopatologia (lesões em tecidos de vários órgãos) de doentes com Covid-19, constatou que até os rins, os órgãos reprodutivos e o cérebro também são atingidos pelo vírus. Resumindo, Covid-19 perturba o corpo da cabeça aos pés.

A equipe de pesquisa foi formada pelos departamentos de anatomia, Instituto de Ciências Médicas da Índia (AIIMS), unidades de Nagpur, Patna e Deoghar, ESIC Medical College and Hospital, Hyderabad, e Instituto de Pós-Graduação de Educação Médica e Pesquisa, Chandigarh . Como parte do estudo, a equipe de pesquisa composta por Vishwajit Deshmukh, Rohini Motwani, Ashutosh Kumar, Chiman Kumari e Khursheed Raza analisou 45 publicações de pesquisa.

“Embora Covid-19 afete principalmente os sistemas respiratório e imunológico, outros sistemas, como cardiovascular, urinário, trato gastrointestinal, sistema reprodutivo, sistema nervoso e sistema tegumentar (envolvendo a pele, cabelo, unhas e glândulas endócrinas) não são poupados, especialmente em casos idosos e aqueles com comorbidade ”, disseram os pesquisadores em seu estudo publicado no Journal of Clinical Pathology.

Eles disseram que Covid-19 causa uma doença sistêmica, pois possivelmente envolve os rins, o coração e os vasos sanguíneos, o fígado e o pâncreas. “Também regula alterações nos linfócitos circulantes e no sistema imunológico.

A expressão máxima dos receptores ACE-2 (através dos quais o vírus se liga às células do hospedeiro) de acordo com o conjunto de dados de consenso do atlas de proteínas humanas é encontrada no intestino delgado, duodeno e cólon, seguido de rim, testículo, vesícula biliar, coração , glândula tireóide, tecido adiposo (gordura), reto e pulmões ”, disse o relatório.

Em casos leves e moderados, o vírus atinge os pulmões causando sintomas como dor de garganta, febre, mal-estar (desconforto) e dificuldade respiratória. Em casos graves, causa insuficiência respiratória que leva à morte. Referindo-se a estudos em um modelo de camundongo, os pesquisadores disseram que não há diferença de gênero na atividade de ACE-2 nos pulmões e no coração, mas uma expressão de ACE-2 é maior nos rins masculinos do que nos femininos. “Isso torna os homens mais sujeitos a doenças relacionadas aos rins”, disseram eles.

Nos primeiros dias da pandemia, os médicos descobriram a presença do vírus no revestimento epitelial (externo) do trato respiratório, no trato digestivo, nos túbulos contorcidos distais dos rins, nas glândulas sudoríparas da pele e no epitélio testicular.

Além disso, anteriormente se acreditava que o vírus era capaz de ser transmitido pelo sistema respiratório. Isso exigia o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social. Mas agora os pesquisadores descobriram que “além da transmissão respiratória, o vírus também pode ser transmitido pelas fezes, urina e pele”, disse o estudo.

Fonte: The Times of India

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará