Profissionais de saúde de Belém começam amanhã a receber segunda dose da vacina

O secretário municipal de saúde, Maurício Bezerra, informou em reunião com a diretoria colegiada do Sindmepa, na tarde desta terça-feira, 9, que a partir de amanhã profissionais de saúde que tomaram a primeira dose da vacina contra a covid 19 em Belém, começarão a receber a segunda dose em três drive thrus, localizados na Aldeia Cabana, na UFPA e Mangueirinho.

Ele também informou que o município recebeu um novo lote de vacinas, na segunda-feira, 8, e que os Conselhos Regionais deverão enviar para a Sesma uma relação com os profissionais que se enquadram na categoria de 60 anos ou mais e com comorbidades. A Sesma irá liberar 300 vacinas para médicos, 300 para odontólogos e 300 para profissionais de enfermagem. A relação dos profissionais deverá ser encaminhada para a Sesma pelos respectivos Conselhos.

Os médicos vão receber a vacina no Conselho Regional de Medicina (CRM). A fixação dos conselhos de classe para a interelação com as categorias profissionais foi definida pelo Ministério Público, segundo informou o secretário. Uma reunião do grupo de trabalho, do qual a Sesma faz parte, juntamente com o MP e os Conselhos de classe, foi realizada na manhã desta terça-feira na Sesma. Além dos três conselhos já mencionados, a Secretaria também vai incluir profissionais de fisioterapia entre os que serão vacinados na próxima etapa.

O secretário frisou, porém, que quando novos lotes de vacina foram liberados para o estado do Pará e para Belém, o Sindmepa já está pautado pelo Secretaria para estar entre os pontos de vacinação. Essa tem sido uma demanda do Sindicato dos Médicos ao titular da Sesma e que deverá ser atendida quando o município receber um maior número de vacinas.

Na reunião com a diretoria colegiada, Maurício Bezerra destacou ainda que a Secretaria está trabalhando para atualizar a data de pagamento dos médicos que prestam serviços ao município de Belém. O Sindmepa requereu que a categoria volte a receber no 5º dia útil de cada mês. Na gestão passada, os pagamentos começaram a sofrer atrasos e, ultimamente, médicos já vinham recebendo no dia 20 do mês subsequente, situação que a atual gestão está buscando regularizar. O titular da Sesma disse que já está assegurado o pagamento no dia 10 de cada mês e a Sesma está tentando fixar os pagamentos no 5º dia útil de cada mês.