Sindmepa comunica médicos e estudantes sobre a vacinação contra a covid

COMUNICADO AOS MÉDICOS E ESTUDANTES

O Sindicato dos Médicos do Pará entrou em contato com a Secretaria de Saúde Municipal de Belém buscando esclarecimentos acerca da vacinação da categoria e comunicamos aos médicos em geral e aos estudantes de medicina que estão em período de estágio em unidades de saúde e hospitais o que se segue:

1) Tendo em vista a pequena quantidade de vacinas que o Estado do Pará e o município de Belém receberam do governo federal ainda não foi concluída a primeira etapa de vacinação correspondente aos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à COVID-19, indígenas e quilombolas, o que será concluído com as 20.450 doses recebidas na última semana. Dessa forma, médicos e estudantes de medicina receberão as doses da vacina nos hospitais e unidades de saúde conforme a disponibilidade de doses. A definição das pessoas a serem vacinados em cada instituição hospitalar ou serviço de saúde complementar é de responsabilidade da direção de cada instituição.

2) Os demais médicos e estudantes que não estão na linha de frente ou frequentando ambientes hospitalares ou unidades públicas de saúde receberão a vacinação quando o município dispuser de doses suficientes juntamente com o grupo previsto nas etapas definidas no Decreto Estadual;

3) O município tendo doses suficientes serão disponibilizados o maior número possível de postos de vacinação a fim de agilizar o processo e, portanto, as dependências do Sindmepa e CRM serão utilizadas para a vacinação de médicos;

4) Desta segunda remessa de vacinas foram entregues à UFPa e UEPA doses suficientes para vacinar 50% dos Médicos Residentes das duas instituições o que será feito sob responsabilidades destas.

5) O Sindicato dos Médicos continua em contato com as autoridades municipais de saúde a fim de manter os médicos e estudantes de medicina informados do andamento do processo de vacinação.

6) Médicos, mesmo vacinados, mantenham rigorosamente as medidas de segurança. A vida de todos depende de cada um de nós.

Diretoria colegiada