ter

abr 16, 2024

Sindmepa Informa – 07.02.2021

SANTARÉM
A crise na saúde de Santarém atinge gravemente os profissionais de saúde, e sobremaneira os médicos. Se antes da pandemia os santarenos já sofriam com a falta de insumos básicos nas unidades de saúde, agora enfrentam também a falta de leitos e profissionais habilitados para o atendimento a pacientes com covid-19. Muitas denúncias estão chegando ao Sindmepa reportando as dificuldades encontradas. Vamos levar o caso ao Ministério Público.
COMUNICADO
Continuamos em contato com as autoridades municipais de saúde, a fim de manter médicos e estudantes de medicina informados sobre o andamento do processo de vacinação. Em ofício enviado à Sesma, reafirmamos nossa oferta do espaço do Sindmepa para a vacinação de médicos do estado. A Sesma nos informou que médicos e estudantes que não estão na linha de frente da Covid 19 serão vacinados de acordo com a programação do Plano de Vacinação. Vamos continuar mobilizando esforços até que todos os médicos e profissionais de saúde do estado estejam vacinados.
ILEGAL
Denúncias que chegam ao Sindmepa dão conta de que no município de São Miguel do Guamá vacinas estão sendo distribuídas de forma irregular para estabelecimentos que nunca atenderam a nenhum paciente do SUS e que também não atendem a pacientes de covid 19. Estamos encaminhando a denúncia às autoridades competentes.
MÉDICOS SESMA
A Sesma enviou resposta ao Sindmepa sobre os atrasos de pagamentos dos médicos contratados por OSs no município. Segundo a Secretaria, já foram efetuados os repasses atrasados às OSs, tendo essas se comprometido a pagar as diferenças devidas aos médicos e continuar pagando os valores constantes no contrato. Os médicos prestadores de serviço mediante contrato já estão com o empenho de pagamento realizado e devem receber normalmente. Médicos cujos contratos temporários expiraram em 31/12/2020 tiveram os mesmos prorrogados até 31/12/2021, já os contratos temporários que expiraram em 15/12/2020 serão renovados em breve, mediante Decreto Municipal que está sendo elaborado.
DIA MUNDIAL DO CÂNCER
Em alusão ao Dia Mundial do Câncer, o movimento global União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) lançou o desafio 21 ações para 2021, cujo tema é “Eu sou resiliente e vou inovar”. No Brasil, a campanha da UICC conta com o apoio da Fundação do Câncer e do Instituto do Câncer (Inca), que nos próximos 21 dias vão divulgar em suas páginas na internet os desafios de cada dia, com o objetivo de melhorar a saúde dos brasileiros. Uma campanha que merece nossos aplausos.
PESAR
Esta semana o Sindmepa sofreu mais uma grande perda, dr Carlos Antonio de Lima Amorim, amigo e companheiro e membro do nosso conselho fiscal. Ele faleceu em São Paulo após árdua luta contra a Covid 19. Médico Cirurgião Pediátrico, dr Amorim também atuava como Diretor Financeiro da Unimed e era presidente do Conselho de Administração da Sicredi. Com esta perda o estado do Pará soma agora 58 médicos vítimas do vírus. O Sindmepa e seus colaboradores manterão para sempre a lembrança do diretor, que por anos colaborou com sua expertise junto ao conselho fiscal. Registramos aqui a nossa solidariedade à família, amigos e pacientes do dr Amorim.