Assessoria jurídica do Sindmepa realizou quase 500 atendimentos em 2020

A jovem médica Ananda Silva, 26 anos, experimentou em plena pandemia a necessidade de pertencer ao sindicato de classe. Contratada por uma OS para trabalhar na linha de frente da covid 19 em Belém, ficou três meses sem receber seus honorários. Ananda procurou a ajuda do Sindmepa e, junto com vários outros colegas, denunciou as péssimas condições de trabalho a que estavam submetidos e recorreram à justiça para ter seus direitos trabalhistas garantidos.

“Me associei em junho do ano passado ao Sindmepa e já recorri à assessoria duas vezes. Em ambas as situações fui respaldada. A assessoria me atualizava, me convidava a participar das reuniões do sindicato e, com certeza eu recomendo aos colegas. Se não fossem os sindicatos das classes trabalhadoras, todos nós teríamos dificuldades imensas em lidar com problemas jurídicos, atrasos de pagamento, falta de dignidade para trabalhar, dentre várias outras coisas. É extremamente útil para nós”, analisa Ananda.

A assessoria jurídica do Sindmepa contabilizou de janeiro até novembro em 2020, 492 atendimentos aos médicos por meio do SOS Sindmepa, um canal exclusivo para atender demandas e denúncias da categoria. Foram realizados ainda 42 encontros por meio de vídeo-chamadas para prestar esclarecimentos sobre o andamento de processos, verificação de procedimentos instaurados e realizadas reuniões para preparação de audiências e outros assuntos. Este é um dos serviços disponíveis aos médicos associados ao Sindmepa, que durante o mês de março oferece ainda mais vantagens à sua filiação.

Atualmente a equipe de advogados disponíveis para atender os associados do sindicato acompanha mais de 560 demandas de médicos no exercício da profissão. As demandas variam nas esferas penais, cíveis, éticas e administrativas. Somente entre o Conselho Federal de Medicina e o Conselho Regional de Medicina a assessoria jurídica acompanha um total de 128 processos. Além do apoio em processos, a assessoria também acompanhou nove médicos em delegacias, que compareceram após notificados para prestar esclarecimentos e depoimentos em inquéritos policiais.

A vitória

Ao analisar as principais causas ganhas nos últimos meses, destacam-se as reuniões com instituições de municípios e do estado, que resultaram em ajustes contratuais diferenciados, valores de plantões e sobreavisos diferenciados, cobertura remuneratória em caso de doença pela Covid-19, bem como cobertura clínica, hospitalar e medicamentosa em casos decorrentes da doença e a possibilidade de afastamento com remuneração, para os médicos em situação de risco.

Ao se associar, o médico faz chegar cada vez mais longe a voz da categoria. E quem se associa em março ganha ainda uma vantagem extra. Desconto de até 55% no plano de saúde Unimed, entrando sem carências no mês de março. Para se juntar aos mais de 2.700 médicos filiados, associe-se no link: https://sindmepa.robot.rio.br/associacao ou ligue: 981942521 (Silvania Batista) / 3224-3096.