Caso Billy Marley: Sindmepa cobra providências à Segup

A violência nos municípios paraenses expõe a população ao perigo diariamente. Uma de suas recentes vítimas foi o acadêmico de medicina, Valmir Billy Marley Júnior Chaves de Lima, brutalmente assassinado no dia 27 de fevereiro. A perda de Billy Marley nos faz refletir sobre os perigos que enfrentamos ao sair de casa e a fragilidade da segurança no estado. Com isso, o Sindicato dos Médicos do Pará enviou ofício à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), visando elucidar o crime e responsabilizar os culpados.

Aos 23 anos, Billy Marley cursava o 11° semestre de medicina na Universidade Federal do Pará (UFPA) e integrava o Projeto Acadêmico Aspirante do Sindmepa. A morte do futuro médico atingiu fortemente a categoria médica e acadêmica. Ainda consternado, o Sindmepa se solidariza à família de Billy e pede por meio do ofício que, se possível, a Secretaria informe ao sindicato sobre o andamento do caso.

“As informações compartilhadas serão tratadas com o objetivo de informar as categorias representadas por este sindicato – médicos e acadêmicos de medicina – orientando nossas ações no que tange à elaboração de sugestões de segurança específicas para o nosso público alvo”, afirma o documento.

O ofício informa ao secretário Ualame Machado as condições em que ocorreu o assassinato. Apesar de crer que as autoridades competentes estão trabalhando para solucionar o crime, o Sindmepa acredita que para trazer conforto à família de Billy, neste momento de profunda dor, a justiça precisa ser feita o quanto antes. “Pela gravidade do ocorrido queremos acompanhar passo a passo as investigações. Não pode haver impunidade”, enfatiza o diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso.