ter

jun 25, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

jun 25, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Médicos da UPA de Icoaraci reclamam de falta de estrutura e profissionais na Unidade

Diante do colapso no sistema de saúde que o estado e o município de Belém vêm enfrentando, o Sindmepa segue recebendo inúmeras denúncias de médicos relatando as irregularidades enfrentadas diariamente no exercício da profissão. Desta vez, médicos plantonistas da Upa de Icoaraci denunciam que este foi o segundo fim de semana que a unidade atendeu com apenas três médicos, mesmo com todos os leitos do posto dois com pacientes internados e utilizando o posto de observação para internar os pacientes restantes.

Segundo um médico da unidade, no domingo anterior a UPA atendeu com apenas dois médicos, um na porta e o segundo na Unidade de Reanimação (UR). Já no último domingo, 28, apenas dois médicos ficaram na porta em vez de três, já que um deles precisou reforçar o atendimento na UR da unidade. De acordo com as denúncias, ao conversar pessoalmente com a diretora da unidade a mesma sequer saiu de sua sala para averiguar a situação da UPA. Além disso, a unidade está há semanas sem diretor clínico.

“Estamos ficando constantemente sobrecarregados no serviço, seja em trabalho, seja mentalmente. Motivo pelo qual vários colegas estão largando a escala e eu sou mais um, devido à reincidência do caos que está na UPA, sobretudo aos domingos”, relata o médico.

Além da exaustiva rotina de trabalho enfrentada pelos profissionais da UPA, eles também relatam que há meses a unidade está sem Raio X. O laboratório só pode ser solicitado entre 6h e 21h e faltam macas nos consultórios. A rotina de trabalho se torna ainda mais difícil e desrespeitosa para com os profissionais, pois além da falta de estrutura para o atendimento aos pacientes, nem o banheiro no estar-médico está funcionando.

“Assim como vários colegas, não vejo condições de continuar trabalhando aos domingos na Unidade”, desabafa o médico ao informar que vai entregar escalas na UPA de Icoaraci.

Veja mais

Mais populares: