ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 14.03.2021

UPA DA SACRAMENTA
Esta semana o Sindmepa enviou ofício ao Ministério Público do Estado do Pará e ao Ministério Público do Trabalho do Pará e Amapá, informando sobre denúncias feitas por médicos da Upa da Sacramenta, relatando sobrecarga de trabalho, condições precárias de atendimento e falta de leitos para internação. Os médicos expressam ainda preocupação com a superlotação e a falta de estrutura da Upa para atender a alta demanda de pacientes com covid-19. O ofício foi enviado também aos gabinetes do governador do estado, prefeito e secretário de saúde. Sindmepa segue acompanhando a crise na unidade e espera que as autoridades se manifestem para solucionar os problemas relatados.
CASO BILLY MARLEY
Estamos empenhados em acompanhar as investigações sobre o brutal assassinato do acadêmico de medicina, Valmir Billy Marley Júnior Chaves de Lima, no dia 27 de fevereiro último. Esta semana enviamos ofício à Segup em busca de informações sobre o crime e o andamento das investigações. É preciso responsabilizar os culpados, pois a impunidade alimenta ainda mais o crime.
UPA DE SANTARÉM
Após denúncias do Sindmepa, Sindicato de Enfermagem e da OAB Pará, a Promotoria de Justiça de Santarém ajuizou Ação Civil Pública contra o Estado do Pará, Município de Santarém e Instituto Mais Saúde, para garantir a estruturação da UPA de Santarém, que desde o dia 15 de janeiro atua como unidade exclusiva para o atendimento de pacientes com covid-19. As medidas requeridas pelo MPPA resultaram de vistorias realizadas na unidade, onde foi constatado que os problemas já existentes na Upa apenas se intensificaram com a pandemia do novo coronavírus.
GAC
Requeremos à presidência da Santa Casa de Misericordia do Pará informações sobre o andamento do pedido para que a Gratificação de Alta Complexidade (GAC) paga aos médicos fosse incorporada aos vencimentos. Desde julho do ano passado que foi formalizado o pedido para que a Santa Casa e o Governo do Estado apresentassem projeto de lei destinado a instituir a Gratificação, que já existe informalmente há cerca de 12 anos, mas até agora não houve resposta sobre o andamento do processo.
TÍTULO
A delegada sindical do Sindmepa, Nástia Irina foi homenageada em sessão especial da Câmara de Santarém, com o título “Destaque Mulher” deste ano. A homenagem é resultado da excelente atuação da médica na defesa da saúde no município no enfrentamento à pandemia de covid-19. A sessão solene aconteceu na última terça-feira, 9, como parte das comemorações ao Dia Internacional da Mulher. Dra. Nástia é também representante da classe médica no Conselho de Saúde do Município. Homenagem justíssima.
PANDEMIA
Em consequência do recrudescimento da pandemia do coronavírus no estado, o Sindmepa reafirma a necessidade de todos seguirmos rigorosamente as recomendações sanitárias (usar máscara, usar álcool em gel para higienização das mãos e evitar aglomerações) e, especialmente, permanecer em casa o máximo de tempo possível, enquanto as autoridades de saúde buscam vacinas para todos. O Sindmepa, dentro das ferramentas que dispõe, vem trabalhando na cobrança da aquisição de vacinas em quantidade necessárias para vacinar toda nossa população.
Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que