Sindmepa Informa – 14.03.2021

UPA DA SACRAMENTA
Esta semana o Sindmepa enviou ofício ao Ministério Público do Estado do Pará e ao Ministério Público do Trabalho do Pará e Amapá, informando sobre denúncias feitas por médicos da Upa da Sacramenta, relatando sobrecarga de trabalho, condições precárias de atendimento e falta de leitos para internação. Os médicos expressam ainda preocupação com a superlotação e a falta de estrutura da Upa para atender a alta demanda de pacientes com covid-19. O ofício foi enviado também aos gabinetes do governador do estado, prefeito e secretário de saúde. Sindmepa segue acompanhando a crise na unidade e espera que as autoridades se manifestem para solucionar os problemas relatados.
CASO BILLY MARLEY
Estamos empenhados em acompanhar as investigações sobre o brutal assassinato do acadêmico de medicina, Valmir Billy Marley Júnior Chaves de Lima, no dia 27 de fevereiro último. Esta semana enviamos ofício à Segup em busca de informações sobre o crime e o andamento das investigações. É preciso responsabilizar os culpados, pois a impunidade alimenta ainda mais o crime.
UPA DE SANTARÉM
Após denúncias do Sindmepa, Sindicato de Enfermagem e da OAB Pará, a Promotoria de Justiça de Santarém ajuizou Ação Civil Pública contra o Estado do Pará, Município de Santarém e Instituto Mais Saúde, para garantir a estruturação da UPA de Santarém, que desde o dia 15 de janeiro atua como unidade exclusiva para o atendimento de pacientes com covid-19. As medidas requeridas pelo MPPA resultaram de vistorias realizadas na unidade, onde foi constatado que os problemas já existentes na Upa apenas se intensificaram com a pandemia do novo coronavírus.
GAC
Requeremos à presidência da Santa Casa de Misericordia do Pará informações sobre o andamento do pedido para que a Gratificação de Alta Complexidade (GAC) paga aos médicos fosse incorporada aos vencimentos. Desde julho do ano passado que foi formalizado o pedido para que a Santa Casa e o Governo do Estado apresentassem projeto de lei destinado a instituir a Gratificação, que já existe informalmente há cerca de 12 anos, mas até agora não houve resposta sobre o andamento do processo.
TÍTULO
A delegada sindical do Sindmepa, Nástia Irina foi homenageada em sessão especial da Câmara de Santarém, com o título “Destaque Mulher” deste ano. A homenagem é resultado da excelente atuação da médica na defesa da saúde no município no enfrentamento à pandemia de covid-19. A sessão solene aconteceu na última terça-feira, 9, como parte das comemorações ao Dia Internacional da Mulher. Dra. Nástia é também representante da classe médica no Conselho de Saúde do Município. Homenagem justíssima.
PANDEMIA
Em consequência do recrudescimento da pandemia do coronavírus no estado, o Sindmepa reafirma a necessidade de todos seguirmos rigorosamente as recomendações sanitárias (usar máscara, usar álcool em gel para higienização das mãos e evitar aglomerações) e, especialmente, permanecer em casa o máximo de tempo possível, enquanto as autoridades de saúde buscam vacinas para todos. O Sindmepa, dentro das ferramentas que dispõe, vem trabalhando na cobrança da aquisição de vacinas em quantidade necessárias para vacinar toda nossa população.