Sindmepa Informa – 21.03.2021

CÉDULA C
Em Benevides, médicos denunciaram que a atual gestão da Prefeitura estaria retendo a sua Cédula C, sob o argumento de que a gestão passada teria levado os computadores deixando o município sem nenhum registro. Mas na última sexta-feira, ofício encaminhado pelo gabinete da prefeita Luiziane Oliveira afirma que a partir de análise de documentos contábeis não foi identificado nenhuma retenção de imposto de renda naquela fonte pública. Afirma ainda que, se houver indício de prática de crime de responsabilidade, o fato será levado ao Ministério Público.
OFÍCIO HPSM
Enviamos esta semana ofício ao secretário de saúde de Belém informando sobre a situação dos médicos do HPSM do Guamá, que demonstram preocupação com a falta de medicamentos e materiais essenciais para o atendimento e a falta de estrutura para o exercício da profissão. Além de equipamentos, solicitam aumento da equipe multiprofissional, pois enfermeiros e médicos estão sobrecarregados pela grande demanda de trabalho na unidade. O Sindmepa pede às autoridades competentes mudanças emergenciais para que os médicos possam dar continuidade aos trabalhos de forma digna e responsável imediatamente.
RENOVAR
O Sindmepa vai apelar ao TCM e ao Ministério Público de Contas para renovar o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) assinado em junho do ano passado com a Sesma, que permitiu aos médicos do município pagamentos acima do teto constitucional por conta da pandemia da covid 19. A Sesma, que também vai recorrer às instituições para renovar o TAG, espera que até o fim deste mês pagamentos que estão interrompidos sejam retomados.
MEDICAMENTOS
Enviamos solicitação de informações à Sespa sobre a situação de abastecimento de medicamentos no Estado e fomos informados que, em apoio às unidades de saúde estaduais, a Sespa já iniciou a aquisição de mais de 600 mil medicamentos relacionados a procedimentos de intubação, previstos para chegar nos próximos dias. Reafirmamos nosso compromisso de zelar por uma saúde de qualidade e transparência nas informações fornecidas pelos entes públicos.
JURÍDICO
A assessoria jurídica do Sindmepa contabilizou de janeiro até novembro do ano passado 492 atendimentos aos médicos por meio do SOS Sindmepa, um canal exclusivo para atender demandas e denúncias da categoria. Foram realizados 42 encontros por meio de vídeo-chamadas para prestar esclarecimentos sobre o andamento de processos, verificação de procedimentos instaurados e realizadas reuniões para preparação de audiências e outros assuntos. Este é apenas um dos serviços disponíveis aos médicos associados ao Sindmepa, que durante o mês de março oferece ainda mais vantagens à sua associação.
UNIODONTO
O plano odontológico da Uniodonto, oferecido com desconto aos associados e dependentes do Sindmepa desde 2010, está com descontos de 50%, incluindo mais de 70 procedimentos, entre consultas, cirurgia oral, urgências odontológicas e uma série de outros procedimentos. Médicos e médicas associadas podem ainda incluir seus dependentes legais, como esposa (o), filhos, enteados, netos e pais, sem restrição de faixa etária. Não fique de fora desse benefício, venha para o Sindmepa: https://sindmepa.robot.rio.br/associacao.