A garantia do exercício ético e digno da medicina, com a fiscalização dos locais e condições de trabalho da categoria, e investimento na educação médica continuada, estão entre os planos para a nova gestão da presidente do CRM, Tereza Cristina de Brito Azevedo. A médica foi empossada no dia 05.04, como presidente da autarquia, para o período de 1º de abril de 2021 a 30 de setembro de 2023.
Dra Tereza Cristina é especialista em Clínica Médica, Hematologia e Hemoterapia, mestra em Genética e Biologia Molecular e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Oncologia e Ciências Médicas, pela Universidade Federal do Pará. A médica é a segunda mulher a presidir o CRM. A primeira a assumir o cargo foi a médica Maria de Fátima Guimarães Couceiro, atual Corregedora. Antes de assumir a presidência, Tereza Cristina atuou como vice-presidente do CRM, na gestão anterior.
“Sinto-me honrada em poder contribuir com meu órgão de classe, do qual já faço parte há mais de 12 anos. E poder fazê-lo representando a conquista feminina de espaços antes, predominante, masculino é gratificante”, diz a presidente.
Ao assumir a presidência do Conselho Regional de Medicina em meio à pandemia, dra Tereza Cristina conta que será um grande desafio, mas se mostra confiante e diz que dará continuidade às ações em prol da categoria médica.
“Busco nesse momento de incertezas obter a união da classe, e que a imagem do Médico e da Medicina continue tendo o prestígio e o bom conceito que sempre mereceu, desde tempos hipocráticos”, sintetiza.