Com repertório concentrado na música popular instrumental brasileira, a próxima live das Quartas Musicais do Sindmepa será com os irmãos Armando de Mendonça e Thales Branche, um duo de violino e violão. Há 13 anos juntos, a dupla tem como influência músicas do Nordeste, como os forrós de Sivuca e Luiz Gonzaga, música paraense com raízes caribenhas, como as guitarradas de Mestre Vieira e Mestre Curica, e clássicos do chorinho brasileiro, como Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e o mestre Pixinguinha. O show tem início às 19h, pelo perfil do @Sindmepa no Instagram e segue no perfil do violinista, @armandinhodemendonca.
Irmãos de sangue e na música, Armando conta que em sua trajetória musical se desenvolveu principalmente com o violino, bandolim, rabeca e percussão, enquanto Thales sempre se dedicou mais ao violão, com o tempo o irmão aperfeiçoou o violão de sete cordas e o canto. Ao longo dos anos, os irmãos realizaram diversas parcerias em trabalhos artísticos. “Juntos fomos músicos de espetáculos de teatro e dança, fizemos direção musical, compomos trilhas sonoras e também atuamos. Na música, especificamente, a gente sempre teve a música instrumental como uma paixão e um campo infinito de estudo”, relembra Armando.
Armando de Mendonça e Thales Branche já realizaram rodas de música em Belém, Salvador, Campinas e também tiveram a oportunidade de fazer vários trabalhos em Paris, França, durante o período em que Thales concluiu seu doutorado em Artes Cênicas. A dupla teve ainda o grupo cênico musical Verbus, trabalhou com o Grupo Virtus e no Teatro Vila Velha, na Bahia, com direção musical e trilha, fez a Roda de Belleville em Paris, e no mês de junho realizavam o Forró Encantado, que todo ano circulava em Belém, entre outros projetos.
Thales conta que iniciou na música ainda criança, pois sua família sempre foi muito musical. Aos 12 anos, fez um curso de violão popular no Conservatório Carlos Gomes. Participou de uma banda de rock e depois entrou para o teatro, onde se desenvolveu na música. Atualmente, é professor de teatro na Universidade Federal do Acre. Em sua primeira participação nas Quartas Musicais, Thales se mostra ansioso para tocar com o irmão.
“Minha expectativa é que a gente tenha um momento muito gostoso de compartilhar. Durante esse tempo difícil que estamos vivendo com a pandemia, eu particularmente estou bastante isolado, então faz muito tempo que eu não toco junto, mesmo com o meu irmão. Há muito tempo a gente não se junta para tocar. Então eu estou com essa expectativa de matar um pouco essa saudade de tocar e estar com o público, mesmo que virtualmente”, diz o violonista.
Serviço:
Quartas Musicais com Armando de Mendonça e Thales Branche
Dia: 28 de abril
Hora: 19h
Transmissão ao vivo pelos perfis no Instagram @Sindmepa e @armandinhodemendonca