Duo interpreta grandes obras da MPB

O Duo de violão e clarinete, de Paulo Robson e Tiago Amaral, promete um passeio pela música brasileira na próxima apresentação das Quartas Musicais do Sindmepa. No repertório, grandes obras do choro, samba e bossa nova, além de músicas autorais. A apresentação é nesta quarta-feira, 26, no perfil do violonista, @paulopokah, com abertura pelo perfil do @Sindmepa, às 19h, no Instagram.

Apesar da formação recente, a dupla já participou de várias apresentações. Os músicos buscam executar grandes obras do universo do choro, samba e bossa nova em formato intimista e instrumental, mas com a interrupção das atividades presenciais, devido à pandemia de covid-19, surgiu a oportunidade de aprimorar as composições em parceria. Os frutos desse trabalho vieram em forma de premiação no “II Festival de Choro da Casa do Gilson”, realizado no último domingo. O duo foi premiado com Melhor Arranjo e o Segundo Lugar Geral.

Tiago conta que depois de se conhecerem em uma roda de samba, a dupla percebeu que poderia tentar o trabalho em duo, focando no repertório em comum, já Paulo relembra que ao dar uma “canja” na roda de samba, rolou uma sintonia musical entre eles.

O duo espera seguir evoluindo para refinar cada vez mais o bate-papo entre violão e clarinete.

“Viramos amigos, trocamos figurinhas, fizemos shows juntos e em meio a pandemia começamos a compor. Temos ao todo seis músicas, sendo uma a que ganhou o melhor arranjo e segundo lugar no Festival de Choro da Casa do Gilson”, comenta o violonista.

Paulo iniciou na música aos sete anos, aprendendo alguns acordes com o pai. Pouco tempo depois surgiu o interesse por guitarra e começou com as aulas particulares, logo o envolvimento com a música foi ficando cada vez maior. Já Tiago Amaral, estudou música popular na Casa da Música do Sesc e clarinete no Conservatório Carlos Gomes, ao longo desse período desenvolveu a preferência pelo gênero do Choro. Atualmente, participa dos grupos: Trio Lobita, O Mercado do Choro e Turma do Sereno.

O clarinetista conta que a expectativa para a apresentação é de mostrar o trabalho que vinham desenvolvendo antes da pandemia. “A ideia é relembrar esse clima de interação entre os instrumentos, valorizando bastante a improvisação e tocar de maneira descontraída. Torcemos muito para que a pandemia seja logo controlada, uma vez que o elemento presencial é muito importante na sonoridade que buscamos”, pontua Tiago.