abr 19, 2024

abr 19, 2024

Sindmepa pede informações sobre denúncias de atividade ilegal da medicina em Colares

O Sindmepa enviou ofício à prefeita do município de Colares, Maria Lucimar Barata e ao secretário de saúde do município, Heliomar Malcher Palheta, dando conta da denúncia de que acadêmicos de Medicina estariam sendo contratados, informalmente, para realizar plantões médicos, utilizando carimbos de profissionais. Pela gravidade da situação, que pode ter repercussões criminais para os envolvidos, o sindicato solicita informações detalhadas aos gestores sobre as denúncias.

No ofício enviado o sindicato solicita ao município empenho em apurar os fatos e informar à entidade, com a maior brevidade possível, se há algum acadêmico de medicina ou outra pessoa desprovida de inscrição no Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará prestando serviços médicos em Colares. Em caso afirmativo, o Sindmepa pergunta como está sendo feito o pagamento dos acadêmicos.

O Sindmepa ressalta no ofício que a situação também pode acarretar penalidades para o município, caso se confirme a denúncia, já que a ação de pessoas não habilitadas ao exercício da medicina pode resultar em prejuízos à segurança dos usuários dos serviços de saúde. O município também pode vir a ser denunciado por ataque à moralidade administrativa, já que não há como justificar pagamentos de salários a quem esteja atuando sem ser médico. Caso venham a se confirmar as denúncias, o Sindmepa poderá acionar os órgãos competentes para apuração e responsabilização dos culpados.