UEPA divulga lista de médicos aprovados no processo de Revalida

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou nesta terça-feira, 04, o resultado do processo de Revalidação de Diploma de Médicos expedido por instituições de ensino superior estrangeiras. A realização do exame foi uma reivindicação feita pelo Sindmepa em conjunto com a Associação de Médicos Cubanos no Pará, no ano passado. Dos 330 que confirmaram a inscrição, somente 40 profissionais foram aprovados. A cerimônia de entrega dos diplomas está marcada para 12 de maio.

Entre os participantes, candidatos de diversos países além do Brasil se inscreveram no processo, entre eles, Cuba, Venezuela, Bolívia, China, Coréia do Sul, Alemanha e Argentina. A lista com os nomes dos candidatos aprovados pode ser consultada na página de acompanhamento do certame: clique aqui.

Em setembro do ano passado, a Associação de Médicos Cubanos no Pará procurou o Sindmepa para solicitar ajuda na implementação do processo de Revalidação de diplomas médicos no estado. Segundo a Associação, os médicos estrangeiros vinham trabalhando na informalidade desde o início da pandemia no Brasil. Ao longo do processo, os contratos com Organizações Sociais foram suspensos por força de ação cível movida pelo Conselho Federal de Medicina e não havia perspectiva de realização de provas de Revalida.

Atendendo a demanda dos médicos, o Sindmepa enviou ofício ao governador Helder Barbalho, aos reitores da UEPA e UFPA e ao Secretário de Saúde do Estado do Pará, Rômulo Rodovalho Gomes, para discutir a regularização da situação dos 500 médicos formados no exterior residentes em território paraense, impossibilitados de atuar legalmente por não ter seu diploma revalidado dentro das normas legais brasileiras.

A Universidade do Estado do Pará informou que havia criado uma comissão para analisar a viabilidade de realização do Revalida e em seguida abriu o processo de inscrições. A seleção recebeu 415 pré-inscritos, mas somente 330 confirmaram. O exame foi realizado em quatro fases de caráter eliminatório e classificatório, seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção ao novo coronavírus.

Segundo o cronograma da seleção feita pela Universidade, os 40 candidatos aprovados deverão efetuar o pagamento da taxa administrativa entre os dias 5 e 6 de maio. Já o prazo para entregar do diploma original e o comprovante de pagamento da taxa segue até sexta-feira, 07. O Sindmepa segue acompanhando o processo.

Com informações de Ascom UEPA