Uepa realiza cerimônia para entrega de diplomas revalidados

Após o processo de revalidação, iniciado em outubro de 2020 com a publicação do edital do exame, a Universidade do Estado do Pará realizou ontem, 12, a entrega dos diplomas revalidados aos 40 médicos aprovados no certame. A cerimônia aconteceu na sala de reuniões do Conselho Universitário, e foi transmitida virtualmente, com a presença do reitor, Rubens Cardoso, a pró-reitora de graduação, Ana da Conceição Oliveira e a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Vera Palácios. O governador e chanceler da Universidade, Helder Barbalho, também participou da cerimônia virtualmente.

Com a entrega dos diplomas revalidados se completam as etapas do processo de revalidação da UEPA. Em seu discurso, o reitor Rubens Cardoso cumprimentou as autoridades presentes na cerimônia, os trabalhadores da universidade, médicos revalidados e todos os que se inscreveram no processo. Ressaltando os 50 anos do curso de medicina da Universidade, Rubens Cardoso garantiu que o exame de revalidação deverá ser realizado anualmente.

“Certamente o governador já nos cobrou isso. Nós devemos instituir na nossa Universidade uma comissão permanente de revalidação que deverá ofertar anualmente um certame dessa natureza. Pela expertise que conseguimos agora, por todo trabalho que foi desenvolvido e isso vai trazer uma possibilidade não só para aos brasileiros que estudam lá fora, mas para os estrangeiros que se deslocam para cá e não têm como exercer a sua profissão”, disse o reitor.

O governador Helder Barbalho também discursou durante o evento, destacando a importância da conquista da legalização da atividade médica dos profissionais. “Hoje nós fechamos este ciclo com a satisfação de poder incrementar 40 profissionais, em seu país, ou no território que resolveram atuar, para somar aos heróis pela vida, seja na luta pela pandemia para vencermos o coronavírus, seja nas especialidades médicas que escolheram atuar”.

“Sempre lutamos para que os formados no exterior tenham a oportunidade regular de se submeter à revalidação, assim saudamos a decisão da UEPA de realizar, anualmente, o certame de revalidação. O Sindmepa parabeniza os médicos que revalidaram seus diplomas e os recebe com carinho no seio da categoria médica no Brasil”, frisou o diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso, que também participou da cerimônia virtualmente.

Além dos médicos revalidados e seus familiares, participaram da cerimônia o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Chicão; a Presidente do Conselho Regional de Medicina-PA, Tereza Cristina Azevedo e a Presidente do Conselho de Educação do Estado, Betânia Fidalgo.