Banjo e percussão embalam live junina

Luizinho Lins e Heraldo Santos são os próximos a se apresentarem na Quarta Musical, do Sindmepa. O show de quarta-feira, 09, será ao som de banjo e percussão, com canções afetivas e autorais, nos ritmos do xote e do xaxado, dando continuidade à programação junina. O show será transmitido pelo perfil do projeto @banjoloko, com abertura pelo @Sindmepa, às 19h, no Instagram.

Luizinho Lins iniciou sua carreira artística nos grupos parafolclóricos de Icoaraci, entre eles o Balé Folclórico da Amazônia, grupo Vaiangá e Arte Marajoara. Posteriormente passou a tocar em rodas de carimbó. Esta será a primeira apresentação de Luizinho para o Projeto Quartas Musicais, onde será acompanhado por Heraldo Santos na percussão.

Luizinho Lins e Heraldo Santos (Imagem: Divulgação)

“A ideia é fazer uma Live mostrando o que já fazemos há algum tempo no mês junino. Mostrar um repertório que sempre apresento, contando um pouco do laço afetivo de algumas músicas e mostrando duas canções autorais, que são no ritmo do xote e do xaxado. A expectativa é poder levar um pouco de alegria nesses anos bem difíceis que estamos vivendo”, conta Luizinho Lins.

O músico diz ainda que o objetivo do show é trazer músicas que são referências dos folguedos juninos brasileiros, que já compõem o Banjo Loko, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Nazaré Pereira, Ronaldo Silva e Bumba Meu Boi, do Maranhão. Além de músicas pouco conhecidas, mas que possuem importância afetiva para o projeto. “Como Boi de Encantado, do terreiro de mina do seu Ceará, trazendo uma didática sobre nossa música para as pessoas conhecerem”, acrescenta Luizinho.

Banjo Loko

O projeto “Banjo Loko” surgiu em 2014 e se dedica a composições que trazem o banjo como fonte de composição, experimentando elementos novos no instrumento e na forma de tocar os sotaques dos ritmos Amazônicos. Em 2016 nasce o projeto “Banjo Loko – Fauvismo Sonoro”, compondo temas musicais inspirados em pinturas fauvistas, gerando um EP, lançamento entre quatro e sete faixas com duração total de até 30 minutos, com o mesmo nome do projeto.

Quarta Musical com Luizinho Lins e Heraldo Santos
Dia: 09/06/2021