Quinteto Caxangá traz repertório junino para próxima live

Para celebrar a véspera de São João, o projeto Quartas Musicais exibirá o show do quinteto Caxangá. Em sua segunda apresentação para o projeto, o grupo promete entrar no clima junino com ritmos de forró instrumental, baião, xote e xaxado, com canções autorais e de artistas paraenses. O show será transmitido pelo perfil do grupo no Instagram, @quintetocaxanga, nesta quarta-feira, 23, com abertura pelo @Sindmepa, às 19h.

A palavra Caxangá é ainda um vocábulo de origem e significado não confirmado com exatidão. Ao adotar este nome, o quinteto faz referência às tradicionais brincadeiras de roda infantis. Camila Alves criou o grupo em 2015 e atualmente é a curadora das Quartas Musicais.

“Eu convidei algumas pessoas para fazer um trabalho de música instrumental brasileira. Eu já tinha um grupo de choro, o Charme do Choro, e queria fazer uma coisa mais abrangente, mas ainda dentro da música brasileira. Então, eu fiquei pensando sobre o nome, pesquisando os significados de alguns termos e aí nós chegamos ao quinteto Caxangá, fazendo alusão às brincadeiras de roda, porque nós tocamos em semicírculo ou em rodas”, explica a musicista.

Imagem: Divulgação

Atualmente, o quinteto é formado pelos músicos: João Marcos Palheta, no clarinete; Sara Moraes, no violino; Igor Sampaio, no cavaco; Tomas Menezes, no pandeiro e Camila Alves, no violão sete cordas. No repertório do show, os músicos irão apresentar forró instrumental, baião e outras ramificações do gênero dessa época de festa junina, além de músicas autorais, presentes no primeiro EP do grupo, lançado em 2019.

“Vamos tocar “Caxangando”, música que dá nome ao EP, minha e do meu professor de violão, Cizinho. “Doutor Baião”, música de Luiz Pardal e tem também uma música do Jacinto Kawage, “Extensa Mata”, conta Camila Alves.

Entre as composições presentes no repertório também estará “Coco ralado”, do clarinetista João Marcos Palheta, que entrou no grupo ano passado. “A gente vai lançar um single e um clipe dessa música em breve”, adianta João. O músico fala ainda sobre as expectativas para o show e aproveita para alertar sobre os cuidados que ainda se fazem necessários neste período de pandemia.

“Espero que possamos levar música de qualidade para as pessoas nesse momento que ainda não é tão seguro sair de casa. Nós já passamos por momentos piores, mas ainda não é confiável sair por aí para festejar esse mês que é tão alegre na nossa cultura. Minha expectativa é poder levar alegria através da nossa apresentação”, frisa João Marcos.

Serviço:

Quartas Musicais com quinteto Caxangá