Sindmepa sai em defesa de médicas de Santarém

O Sindicato dos Médicos do Pará expressou hoje seu apoio incondicional a quatro médicas de Santarém, acusadas levianamente pela empresa Golden Vida Serviços Médicos, responsável pela gestão do Hospital de Campanha daquele Município, de causar a suspensão do pagamento dos médicos que prestaram serviços à empresa. Profissionais que trabalharam no Hospital de Campanha, no ano passado, recorreram à delegacia sindical do Sindmepa para denunciar que não receberam os honorários referentes aos quatro meses de serviços prestados. A Golden Vida Serviços Médicos não realizou o pagamento até hoje. Além disso, a empresa também não pagou os tributos federais.

No ano passado, após iniciativa do Sindmepa, o Ministério Público iniciou investigação por improbidade administrativa, o que resultou na suspensão do pagamento de R$ 6 milhões para o Instituto Panamericano de Gestão, que gerenciava a saúde no Município. Este mês, o juiz do caso liberou R$ 4 milhões em favor da Golden, com o objetivo de garantir os pagamentos de salários atrasados, porém, devido ao histórico de irregularidades da empresa, a maioria dos trabalhadores teve receio de que a Golden recebesse essa verba e não repassasse o devido aos profissionais, por isso recorreram ao Sindmepa, solicitando medidas a fim de assegurar que o dinheiro fosse destinado ao pagamento dos honorários. O fato foi informado ao Ministério Público, que acolheu a preocupação e pediu a suspensão do repasse direto à empresa, o que foi acatado pelo juiz do caso.

Irresponsavelmente, a Golden emitiu nota difamatória, acusando as médicas pelo não pagamento dos profissionais, atitude inadmissível por se tratar de empresa devedora contumaz de médicos. Além do mais, a decisão judicial fora motivada por atuação do Ministério Público, que se convenceu do risco de repassar recursos diretamente à devedora, que agora ameaça profissionais por reivindicarem seus direitos. Além do que este tipo de atitude intimidatória denota claramente os objetivos de quem atua por trás deste tipo de empresa.

O Sindmepa seguirá incansável e intransigente na defesa dos direitos da categoria, contra essa tentativa de obstruir a justiça. A assessoria jurídica do Sindicato está acompanhando o caso e tomará todas as medidas judiciais cabíveis para impedir que as profissionais sejam lesadas.