Estudo do Amazonas mostra evolução na variante Gamma

Apesar do grande número de infectados e do avanço da vacinação, o coronavírus continua em alta circulação no Brasil, pois não foram implementadas medidas não farmacológicas para diminuir a transmissão. Para estudar o comportamento do coronavírus nessa situação, os pesquisadores avaliaram 744 sequências genômicas do coronavírus em indivíduos residentes no estado do Amazonas de 01 de janeiro a 31 de maio de 2021.

O estudo revela um aumento acentuado na prevalência de variantes derivadas da variante Gamma, mas apresentado agora novas mutações. Esses achados revelam que a transmissão persistente da variante Gamma na população amazônica tem sido associada à contínua evolução do vírus e disseminação de variantes de segunda geração.

No entanto, ainda não se sabe se essas novas variantes são mais transmissíveis ou mais resistentes às vacinas. A ciência segue dando alertas de que a transmissão descontrolada do vírus em uma população parcialmente imunizada favorece o surgimento de novas variantes.

Sem a implementação de medidas por parte dos governos, só resta um apelo a própria população. Mantenha o uso de máscaras e distanciamento social, mesmo se já tiver sido vacinado. Não deixe o vírus circular, caso contrário você pode estar contribuindo para a geração de novas variantes, que podem ser resistentes às vacina.

Fonte: virological.org