Quem pode ser incluído como dependente no plano de saúde? Conheça as regras completas da ANS

Muita gente ainda tem dúvidas sobre quem pode ser incluído como dependente no plano de saúde. Médicos associados ao Sindmepa que contam com o plano de saúde Unimed, podem colocar seus dependentes como beneficiários do plano, mas há regras estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. Segundo dados da Unimed, são 116 mil médicos cooperados, 119 hospitais próprios e 2.445 hospitais credenciados. Saiba quem pode ser incluído como dependente no Plano.

A ANS prevê que os dependentes incluídos no plano de saúde se enquadrem nas seguintes categorias: parentes de 1º a 3º grau consanguíneo, cônjuge ou companheiro e parentes até 2º grau por afinidade. Os parentes de 1º a 3º grau consanguíneo são pais, filhos, sobrinhos, netos e avós. Entretanto, essa regra costuma variar entre as seguradoras, pois algumas costumam garantir o plano apenas para os parentes de 1º grau consanguíneo, ou seja, pais e filhos.

Porém, a garantia do plano para filhos naturais, adotivos ou enteados é válida até que eles completem 21 anos ou 24, caso cursem universidade ou um curso técnico e dependam financeiramente do titular. No caso dos filhos com deficiência, não existe limite de idade para o término do plano. A inclusão de filhos recém-nascidos deve ser feita até 30 dias após o nascimento da criança, para não ter que cumprir o período de carência. Já os filhos adotivos tutelados ou enteados devem apresentar comprovação de vínculo.

Cônjuges ou companheiros também podem ser incluídos como dependentes, ou seja, esposa, marido ou parceiro em união estável. Pois segundo a ANS, os parceiros de união estável têm os mesmos direitos de companheiros casados. Sendo que em caso de união estável, esta pode ser comprovada por meio de declaração registrada em cartório.

Vale ressaltar que médicos associados ao Sindmepa e seus dependentes legais, cônjuges, filhos e enteados têm até 55% de desconto no plano da Unimed, entrando sem carências no mês de março. A adesão ao plano de saúde está condicionada ao conhecimento das regras de entrega de documentos e assinatura do contrato. Para mais informações sobre o plano de saúde, ligue: 91 8895-3103.

Com informações do site Qualicorp

• O texto acima é um informe e que não se aplica ao plano de saúde coletivo por adesão SINDMEPA/UNIMED