Sindmepa Informa – 04.07.2021

DEVEDÔMETRO
Já em andamento o cronômetro do nosso Devedômetro. Prefeituras denunciadas por não pagamento a salários de médicos que não regularizarem sua situação serão incluídas na listagem. A partir do dia 1º até o dia 10 de julho os médicos podem denunciar municípios que estejam em atraso com seus pagamentos. Quem for vítima do “calote”, pode denunciar pelo nosso site: http://sindmepa.org.br/sindmepa-demanda/.

ATRASO
E por falar em Devedômetro, o município de São Francisco do Pará está com os salários referentes ao mês de maio atrasados. Apesar de inúmeros contatos dos médicos com o setor administrativo, até agora não houve qualquer confirmação de pagamento. Vamos contactar a Prefeitura para tentar resolver a questão por meio do diálogo, inicialmente.

BALANÇO
Um total de 145 alunos de medicina de várias faculdades de Belém foram vacinados após a mobilização de acadêmicos, com apoio do Sindmepa e diversos segmentos da área da saúde. A vacinação alcançou alunos de medicina a partir do terceiro semestre, além de outras áreas da saúde. O sucesso da campanha deveu-se, em muito, ao empenho do Núcleo Acadêmico do Sindmepa que, aliás, acaba de eleger sua nova diretoria para o período de  2021 a 2022.

VACINA
E já que o assunto é vacina, boas notícias na área da vacinação contra a covid em Belém: chegamos ao grupo de pessoas de 37 e 36 anos no último final de semana. Na semana anterior, já tínhamos atingido o grupo do pessoal de 40 anos, o que dá um alívio considerável. Porém, vale lembrar que vacinas em alta e índices de ocupação do sistema de saúde sob controle não significam que a pandemia acabou. Recomendamos nessas férias manter o distanciamento social, o uso de máscaras e álcool em gel.

CRIME
Gestores responsáveis pela contratação de médicos sem registro junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM) também podem ser punidos com penas  que vão desde a improbidade administrativa até a perda do cargo ou função pública. A conclusão consta de parecer técnico emitido pela assessoria jurídica do Sindmepa sobre a atuação de médicos sem registro em vários municípios do Pará. Aos profissionais que pratiquem o crime, o Código Civil prevê penas de detenção de seis meses a dois anos. E, se o crime é praticado com o fim de lucro, aplica-se também multa.

QUARTAS MUSICAIS
Dando início à programação de julho, o projeto Quartas Musicais exibirá o show da cantora e compositora, Zara. Para sua segunda apresentação no projeto, a musicista preparou um repertório com MPB e músicas autorais. A live será transmitida nesta quarta-feira, 07, pelo perfil da cantora no Instagram, @zara.arte, com abertura no @Sindmepa, às 19h. Não perca!