sáb

jul 27, 2024

Sindmepa Informa – 18.07.2021

TERCEIRIZAR

A prefeitura de Marabá decidiu contratar uma empresa para terceirizar o atendimento no Pronto Atendimento do Hospital Municipal. Para aprovar a contratação e passar o assunto sem debate no Conselho Municipal de Saúde, tentou incluir o tema na pauta da reunião de sexta-feira do conselho. A contratação de médicos terceirizados representa perda de direitos como férias, 13º salário e licença maternidade, além de insegurança jurídica na contratação. Sem debate sobre o impacto e as consequências da privatização na qualidade dos serviços, a tendência é termos um serviço de pior qualidade.

CORONAVÍRUS

Um estudo da Fiocruz Amazonas mostra que a variante Gamma (P.1), detectada inicialmente em Manaus, está evoluindo e apresentando agora novas mutações. Esses achados revelam que a transmissão persistente da variante Gamma tem sido associada à contínua evolução do vírus e disseminação de variantes de segunda geração. No entanto, ainda não se sabe se essas novas variantes são mais transmissíveis ou mais resistentes às vacinas. A ciência segue dando alertas de que a transmissão descontrolada do vírus em uma população parcialmente imunizada favorece o surgimento de novas variantes.

QUARTA MUSICAL

Um belíssimo show da cantora Jady Roberta será exibido na Quarta Musical desta semana. Em seus shows, Jady tem apresentado uma versatilidade musical com clássicos nacionais e internacionais, acompanhada pelo amigo pianista, Diamond Borges. A apresentação da dupla será transmitida nesta quarta, 21, pelo perfil da cantora no Instagram, @jady_roberta, com abertura pelo perfil do @Sindmepa, às 19h.

ALIMENTAÇÃO

Muito boas as dicas do nosso programa Palavra de Médico sobre a melhor alimentação no período de férias. Com praia, sol, piscina e lindos cenários ao ar livre, as pessoas acabam por relaxar na alimentação. A dra. Tayana Vago dá ótimas dicas sobre o melhor cardápio para a estação mais quente do ano, incluindo alimentos que garantem muitas vitaminas, minerais e, claro, a constante hidratação do organismo. Você acompanha o Palavra de Médico pelo link: https://bit.ly/3wIu4n2

EM QUEDA

Indicadores apontam que a vacinação, mesmo que lenta, no Brasil, está sendo eficaz na diminuição de casos e de mortes por covid-19. No Pará, os números seguem em tendência de queda, segundo a Sespa. Em março foram registrados 67.719 casos; em abril, 39.008; em maio, 30.422 e em junho, 16.464 casos. Neste mês, até o dia 10, o Pará contabilizava 443 novos casos. O número de mortes também segue em queda. Em março foram 2.387 óbitos; em abril, 2.298; em maio, 799; em junho, 473; e em julho, até o dia 10, 31 óbitos. Vamos seguir com os cuidados e incentivando a população a tomar a vacina.

PAGAMENTO

Em Belém, o Sindmepa não tem recebido reclamações a respeito de atrasos importantes nos pagamentos dos médicos e fornecedores de trabalho médico. Bem melhor. Afinal é a justa retribuição pecuniária para aqueles que atendem a população desta cidade a tempo e hora, garantindo o bem-estar e a saúde dos moradores desta terra.