sáb

jul 27, 2024

Sindmepa Informa – 25.07.2021

MUDANÇA
Pesquisa do Instituto de Pesquisa Ipsos, feita para o Fórum Econômico Mundial, com nove países, revela mudanças de comportamentos provocadas pelo processo de pandemia no mundo. Uma dessas mudanças é que os cuidados trazidos pela pandemia devem permanecer mesmo após o fim da crise sanitária. Entre os brasileiros, 83% afirmaram que devem continuar usando máscaras em público mesmo depois de serem vacinados. É o segundo maior índice entre as nove nações avaliadas, atrás apenas do México (85%). Nem tudo é tragédia no cenário pandêmico brasileiro.

DIREITO MÉDICO
O CFM divulgou essa semana que realizará de 10 a 12 de agosto o “II Congresso Virtual de Direito Médico”, no horário das 19h às 21h. Durante três noites, os participantes vão debater temas como a “Judicialização da Saúde”, “Os reflexos da pandemia de covid-19 no cenário constitucional brasileiro” e a “Responsabilidade do Médico: da Autonomia à Vulnerabilidade”. As inscrições já estão abertas pelo site: https://bit.ly/3kRCBlD.

MÉDICOS ESCRITORES
E já que o assunto é congresso, o XXVIII Congresso Brasileiro de Médicos Escritores – Sobrames deste ano será realizado 100% online, de 04 a 07 de setembro. Nesta edição, o evento traz o tema “Brilho da Literatura na Terra da Luz” e terá programação interativa com lançamento de livros, cursos, palestras, concurso literário e muitas outras atividades com grandes nomes da literatura e cultura nacional. Ainda durante o Congresso, acontecerá o encontro da União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos – Umeal e a I Jornada Literária de Estudantes de Medicina do Ceará. Para mais informações, acesse: http://www.sobramesceara.com.br/congresso

ELEIÇÕES
Estão abertas as inscrições de chapas para as eleições da nova Diretoria e Conselho Fiscal do Sindmepa, para o triênio 2021-2024. As eleições serão realizadas no dia 1º de setembro deste ano, das 9h às 18h. O prazo para o registro das chapas segue até o dia 29 deste mês. A Diretoria Colegiada é composta por 16 membros, sendo oito titulares e oito suplentes. Já o Conselho Fiscal é composto por três conselheiros efetivos e três suplentes. Podem concorrer todos os médicos associados e em dia com as mensalidades do Sindmepa.

DEPENDENTES
Quem pode ser incluído como dependente no plano de saúde? Médicos associados ao Sindmepa que contam com o plano de saúde Unimed podem colocar dependentes como beneficiários do plano, mas há regras estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS sobre quem pode ou não ser adicionado. Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, acesse: https://bit.ly/3iKCF3Z.

QUARTA MUSICAL
A Quarta Musical recebe o duo De A a Z, formado por Ayron Ives e Daniel Vieira, no dia 28. O concerto instrumental de flauta transversal e piano, terá no repertório obras de grandes compositores, como Pattápio Silva, Villani-Côrtes, Prokofiev e Faurè. A transmissão do show ao vivo será realizada no Instagram do flautista, @ayron.yves.flute, com abertura, às 19h, pelo perfil do @Sindmepa. Não perca!