sáb

maio 18, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sáb

maio 18, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Agosto Dourado: pediatra fala sobre cuidados na amamentação

Pensando na importância do aleitamento materno, a Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP criou em 2017 a campanha “Agosto Dourado”, que visa conscientizar a população sobre a importância da amamentação nos primeiros anos de vida dos bebês. Logo nos primeiros dias do mês de agosto é celebrada a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que este ano tem como tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”.

A Organização Mundial da Saúde recomenda a amamentação de forma exclusiva nos primeiros seis meses sem a necessidade de qualquer tipo de complemento, tais como água, chá ou outros alimentos, e a manutenção com complemento por dois anos ou mais. Porém algumas mães podem enfrentar dificuldades para amamentar, como fissuras no mamilo, pega inadequada, pouca produção de leite, entre outras. A presidente da Sociedade Paraense de Pediatria e diretora do Sindmepa, Vilma Hutim comenta sobre as dificuldades que as mães podem encontrar no início do aleitamento.

“O colostro é produzido pouquinho e muitas mães podem atribuir isso a baixa produção de leite, mas não é. É perfeitamente normal que nos primeiros três dias a mãe produza pouquinho leite, como se fosse gotículas”, frisa Vilma.

Ainda sobre a produção de leite, a médica explica que a baixa produção é mais comum em mães de bebês prematuros extremos, já que devido ao longo período de internação do filho, a mãe pode acabar não realizando o esvaziamento e a ordenha adequada.

“Ela pode realmente diminuir a produção, mas a partir do momento em que o bebê passa a sugar o peito, com toda orientação, a maioria consegue amamentar normalmente”, ressalta. Além disso, a baixa produção de leite pode estar relacionada a falta de líquidos e alimentação adequada.

Outra dificuldade que a lactante pode enfrentar ao amamentar está associada à pega, que está diretamente relacionada à posição do bebê ao mamar. “Se não tem uma pega adequada vai formar fissuras no bico do peito, essa mãe vai ficar desconfortável e pode ter dificuldade para amamentar”, comenta a médica.

A posição durante a amamentação deve ser confortável para ambos, sendo que o bebê deve estar posicionado virado para a mãe e o queixo deve estar encostado no seio, diferente do nariz, que deve estar livre para facilitar a respiração. Confira a imagem abaixo:

https://www.einstein.br/PublishingImages/Lists/PortalContent/AllItems/pega_correta.jpg

Para Vilma Hutim a amamentação é um aprendizado e a atuação dos profissionais de saúde é fundamental neste processo, pois ao conhecer situações adversas da amamentação podem auxiliar as pacientes. “A amamentação também é um aprendizado que exige toda essa prática para que ocorra uma amamentação bem-sucedida. Para isso seria essencial toda uma questão de educação sobre amamentação durante o pré-natal e que fosse trabalhado adequadamente”, pontua a pediatra.

Além disso, Vilma destaca que o estado emocional da mãe é muito importante durante o aleitamento. “A tranquilidade, a segurança, as vezes a mãe está ansiosa, preocupada ou num ambiente conflituoso. Tudo isso vai interferir na produção do leite e na capacidade de amamentar”, ressalta.

Durante a campanha “Agosto Dourado” ocorre também o incentivo para doação aos bancos de leite, que além de receber doações auxilia mães com dificuldades no processo de amamentação. “O banco de leite da Santa Casa é aberto 24h e também é aberto ao público para orientação e apoio, tanto para a questão da doação de leite, quanto para dificuldades na amamentação”, relembra Vilma Hutim.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que