sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Audiência discute saídas para destinação de resíduos sólidos em Santarém

Desde julho a população de Santarém vem sofrendo com os transtornos gerados por lixões e aterros sanitários no município. Após as reinvindicações feitas pela população, representantes e entidades sociais, o Ministério Público de Santarém promoveu reunião, na última segunda, 9, para tratar sobre a destinação final de resíduos sólidos e do funcionamento de lixões e aterros sanitários na região metropolitana, que inclui Mojuí dos Campos e Belterra.

A reunião foi convocada pela 13ª Promotoria de Justiça de Santarém, responsável pelos assuntos relacionados ao meio ambiente, com objetivo de discutir alternativas para a resolução do problema com os gestores e secretários dos três municípios.

De acordo com a promotoria, uma das maiores dificuldades que os municípios enfrentam é ter alternativas para solucionar a gestão do lixo, seu tratamento e destinação, o que tem causado problemas como o recente apresentado no aterro de Perema, alvo de reclamações das comunidades do entorno devido à fumaça constante e o mau cheiro.

A reunião definiu entre os encaminhamentos que a promotoria vai oficiar à Sema e Secretaria de Infraestrutura de Santarém, Belterra e Mojui dos Campos para que informem a quantidade de unidades domiciliares e comerciais, bem como as unidades do serviço público que dispõem de poços artesianos.

O segundo encaminhamento foi para o MPPA da Política de Saneamento e do Plano de Tratamento de Resíduos sólidos na perspectiva da não geração de resíduos, redução e reciclagem de resíduos, qual tratamento é dado pelo município para a produção de gases e se há sistema de compostagem no município.

O Sindmepa, por meio da delegada sindical, Nástia Irina, já formalizou denúncia contra o Lixão do Perema ao Secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do município, representando o Movimento a favor da vida das comunidades ao entorno do Perema contra o lixão municipal a céu aberto. O sindicato, assim como os representantes de entidades, organizações e movimentos sociais, segue acompanhando o caso até que a situação seja solucionada.

Com informações de G1 Santarém

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que