qui

qui

abr 18, 2024

Empossada nova diretoria do Núcleo Acadêmico

A nova diretoria do Núcleo Acadêmico tomou posse em evento presencial, realizado na tarde do último sábado, 07, no Sindmepa. A posse foi realizada com público reduzido, obedecendo todos os protocolos de segurança contra à covid-19, e reuniu diretores, acadêmicos e familiares que puderam conhecer as instalações do Sindmepa, bem como se aprofundar na história sobre a criação do Sindicato dos Médicos do Pará, por meio de apresentação feita pelo diretor Waldir Cardoso.

“O grupo que compõe a nova Diretoria é muito qualificado e tenho certeza que dará continuidade ao excelente trabalho das Diretorias anteriores”, ressalta Waldir Cardoso.

Os novos diretores foram definidos em abril, mas somente este mês puderam celebrar a convocação e se conhecer pessoalmente. Mesmo antes do evento, os estudantes já vinham se reunindo virtualmente, traçando metas e ações para dar início aos trabalhos da terceira diretoria do Núcleo Acadêmico.

“A gente teve uma reunião e enquanto grupo construiu um plano de trabalho durante a nossa gestão, que ainda será apresentado à diretoria. Algumas das atividades são por exemplo cursos, parcerias com ligas acadêmicas e o que a gente fechou como nossa principal meta é um evento do Núcleo Acadêmico do Sindmepa para os estudantes. Seria mais ou menos uma jornada em comemoração ao dia do médico, em outubro”, antecipa Belmiro Figueiredo, coordenador geral da nova diretoria.

Entre as propostas dos novos diretores estão ações que visam aproximar os acadêmicos de medicina ao Núcleo e ao Sindmepa, como explica a diretora de marketing, Mariana Quaresma. “A gente tem feito algumas reuniões, principalmente reuniões quanto as mídias sociais. Estamos tentando trazer essa proposta de diversificar mais as mídias sociais do Núcleo Acadêmico, estar onde os alunos também estão e trazer mais conteúdos relacionados à faculdade”, pontua.

Durante o evento os acadêmicos também conheceram a sede do Sindmepa

Mariana Silva, médica infectologista, acompanhou a filha no evento e conta que não ficou surpresa quando Mariana escolheu o curso de medicina, “Eu acho que o jeito dela de tratar com humanidade as pessoas e se preocupar com o próximo é o ponto inicial pra você querer ser médico e como ela realmente sempre gostou de estar envolvida com questões de direitos humanos e tudo”. E ainda falou sobre a decisão da filha em se candidatar à diretoria, “A gente apoia como família. Acho que é interessante até pra ela conhecer outros aspectos dentro da própria profissão, não só a questão da assistência, mas também essa questão da luta pela classe”, frisa a médica.

O evento de posse marcou também a despedida dos diretores da gestão de 2019. Nayara Pontes, da UFPA, conta que durante a sua gestão os acadêmicos tinham vários projetos que devido à pandemia do novo coronavírus foram impossibilitados. Além disso, a pandemia prolongou a gestão e revelou problemas que os acadêmicos de medicina vinham enfrentando.

“Em julho as demandas começaram a aparecer. Alunos que queriam voltar a estudar, alunos que estavam pagando a mesma mensalidade sem ter aula presencial e sem ter os custos efetivos disso ou que iriam voltar em agosto e a faculdade não queria disponibilizar EPI. Essas demandas não tinham representantes para defender elas. Os alunos iam para lá e as vezes não tinham centros acadêmicos se manifestando ou o centro acadêmico não pegava essa causa, foi quando eles souberam que o sindicato tinha um Núcleo Acadêmico. Eles nos procuraram e a gente passou essas demandas para a diretoria colegiada. Criamos uma ouvidoria própria do Núcleo Acadêmico, começamos a ouvir, repassar e ver o que poderíamos fazer”, relembra Nayara.

Durante o processo de adaptação da diretoria, um integrante da gestão anterior estará auxiliando os acadêmicos para repassar as demandas, observar como está funcionando a nova diretoria e assim dar continuidade ao trabalho do Núcleo Acadêmico.

Os diretores, Waldir Cardoso e Leucy Paz compareceram ao evento representando a Diretoria Colegiada do Sindmepa.