Sindmepa Informa – 01.08.2021

ACIDENTES

O Conselho Federal de Medicina compartilhou na última semana um alerta sobre a importância da prevenção de acidentes de trânsito, como forma de evitar a sobrecarga dos serviços de urgência e emergência, em especial na rede pública de saúde. O chamado da autarquia ocorre no mesmo período em que o fluxo nas estradas tem aumentado em função das férias escolares e do avanço da vacinação. Estima-se que cerca de 1,3 milhão de pessoas no mundo morrem anualmente por acidentes de trânsito, sendo que o total de feridos, muitos com sequelas permanentes, pode chegar a 50 milhões. Fica o alerta!

AMAMENTAÇÃO

A partir deste domingo, 1°, inicia-se a Semana Mundial da Amamentação. Segundo dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), a prevalência de aleitamento materno exclusivo entre crianças menores de 4 meses aumentou de 4%, em 1986, para 60%, em 2020. Já em relação às crianças menores de 6 meses, essa mesma taxa passou de 2,9% para 45,7% no mesmo período. Diante do quadro da pandemia do novo coronavírus, é recomendada a continuidade do aleitamento materno mesmo em casos positivos para covid, desde que sejam tomadas medidas de higiene e prevenção ao vírus.

PEDRINHO

Esta semana o renomado cantor paraense, Pedrinho Cavalléro volta a se apresentar na Quarta Musical do Sindmepa. O show com o compositor e violonista terá no repertório músicas autorais, além de clássicos da música paraense e da MPB. A apresentação será transmitida nesta quarta-feira, 04, no perfil do músico no Instagram, @pedrinhocavallero_, com abertura pelo perfil do @Sindmepa, às 19h. Esse show promete!

SESMA

Parece que dessa vez se desenrola o problema dos eternos atrasos de pagamentos dos plantões dos médicos da Sesma. Em reunião no Sindmepa, na última quinta-feira, o próprio titular da Secretaria, Maurício Bezerra, reconheceu o problema e garantiu que a partir deste mês de agosto os pagamentos serão realizados 30 dias após a unidade de origem dar entrada nas planilhas de plantões realizados. Aleluia.

DELTA

A Organização Mundial da Saúde denominou a variante delta do novo coronavírus como uma das “variantes preocupantes”. A classificação dada pela OMS indica que a variante possui a capacidade de gerar reinfecção em quem já teve a doença ou de, possivelmente, escapar da cobertura vacinal. Contudo, nos países com vacinação mais avançada, a maioria dos novos casos ocorrem em pessoas que ainda não receberam as duas doses do imunizante. Para saber mais sobre os sintomas da variante delta, sobre a eficácia das vacinas, e muito mais, acesse: https://bit.ly/3BIQ2dC.

SUSPEITA

E com a suspeita da variante Delta já circulando em Belém, só podemos recomendar que nossa população redobre os cuidados na prevenção ao vírus, principalmente a população mais jovem que ainda não recebeu a vacina. Evitem se aglomerar, usem máscara, especialmente em ambientes fechados e tenham sempre álcool em gel ao alcance das mãos. E que venha um agosto sem surpresas e dores para todos nós.