Sindmepa Informa – 08.08.2021

TERCEIRIZADOS
No Sudeste do Pará vem crescendo a terceirização do serviço médico de urgência. Nos municípios de Nova Ipixuna, São Domingos do Araguaia e Itupiranga, médicos estão sendo pagos por empresas intermediárias, que fazem contratos de boca, sem nenhum direito trabalhista, prática já comum na maior parte dos municípios paraenses e que se torna invisível aos olhos de autoridades do estado.  Atualmente, Marabá está em processo de licitação para a terceirização da urgência do Hospital Municipal, o que coloca o município também na lista dos que terceirizam a saúde.

SONEGAÇÃO
Outra forma de exploração do trabalho médico é a inclusão (exigência obrigatória) do médico como associado da empresa, com o objetivo exclusivo de burlar o fisco e permitir polpudos lucros aos verdadeiros donos (os sócios majoritários) da empresa.

MARIA DA PENHA
A Lei Maria da Penha completou ontem 15 anos e neste tempo a legislação brasileira avançou bastante no combate à violência contra a mulher. Apesar de tudo, ainda é forte a violência contra mulheres e o feminicídio no Brasil avança. O Sindmepa se solidariza a todas as mulheres vítimas de violência, de qualquer ordem, seja no lar, seja no trabalho. Não se pode admitir esse tipo de crime e qualquer forma de preconceito contra mulheres no Brasil ou qualquer parte do mundo. Mulheres, contem conosco. Que nossos canais de comunicação sirvam também como meio de denúncias. Juntos, somos mais fortes!

POSSE
A nova diretoria do Núcleo Acadêmico tomou posse em evento realizado na tarde de ontem, na sede do Sindmepa. Os novos diretores chegam para somar na luta sindical, bem como aproximar o Sindmepa das demandas médicas dos centros acadêmicos. O Sindmepa deseja sucesso aos novos membros e reforça o compromisso pela defesa do ensino médico de qualidade no estado. Vale frisar que o evento foi realizado obedecendo todos os protocolos de segurança contra à covid-19.

AMPLIAÇÃO
As obras de ampliação do Sindmepa, após a aquisição dos dois terrenos entre os prédios existentes, vão de vento em poupa. A primeira etapa já entregue foi a fachada frontal toda em vidro espelhado, que agora conta com 26 metros de extensão, na rua Boaventura. A segunda etapa, também já entregue, é a do edifício aos fundos do terreno que abriga a escada de incêndio, em concreto armado e as salas anexas de apoio. A terceira etapa já foi iniciada, consta de toda a estrutura do prédio central e o telhado. Após concluída, passaremos de 2.500 m2 para cerca de 5.000 m2 de área construída. É o patrimônio médico, fruto da aplicação das contribuições sociais dos médicos.

QUARTA MUSICAL
A cantora e compositora Silvinha Tavares se apresenta na Quarta Musical do Sindmepa, esta semana. Silvinha canta no circuito de bares de Belém há 20 anos e ao longo de sua carreira já participou de vários projetos musicais. A cantora possui dois álbuns, sendo “Alma Festeira” o mais recente. O show é nesta quarta-feira, 11, com abertura pelo perfil do @Sindmepa no Instagram, às 19h, e transmissão pelo @silvinha_tavares.oficial. Não perca!