ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Médicos apoiam dose de reforço em profissionais de saúde

O Governo Federal anunciou na última sexta-feira, 24, que os profissionais de saúde foram incluídos no grupo de pessoas que receberão a dose de reforço da vacina contra a covid-19. Segundo o comunicado, a aplicação deve ser realizada a partir de seis meses da imunização completa dessas pessoas. Para o Sindmepa a nova dose da vacina representa mais segurança à categoria.

“A oportunidade da 3° dose de vacina contra Covid em profissionais da saúde vem no momento certo, considerando que estes profissionais são uns dos mais expostos ao contágio, em função da especificidade do exercício da profissão. Ao mesmo tempo que não temos encontrado a imunidade pretendida em muitos dos profissionais vacinados, o que tem deixado muitos deles preocupados com a sua própria segurança e de suas famílias”, frisa o diretor, Wilson Machado.

A médica infectologista e representante da Sociedade Brasileira de Imunização – Pará, Tânia Chaves explica que a dose de reforço age como um estímulo ao sistema imune para produzir as células de defesa, que são os anticorpos, de forma eficaz para evitar as formas graves e letais da doença.

“Estudos têm mostrado que há queda de anticorpos, tanto os produzidos a partir da Covid-19 como a partir da vacinação. Em geral, há uma queda de anticorpos entre seis a nove meses. Esta evidência baliza as doses de reforço ou adicional para melhor resposta do sistema imune”, acrescenta a médica.

Entre as pessoas que receberão o reforço, ainda estão idosos acima dos 70 anos e imunossuprimidos: pessoas transplantadas, com câncer e outros tipos de doenças graves. Segundo o Ministério da Saúde, a nova etapa da imunização deve ser realizada preferencialmente com a vacina da Pfizer.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que