Quinteto Caxangá lança vídeo clipe de novo single

Esta semana o Quinteto Caxangá lançou seu novo single “O coco ralado” e hoje a música de autoria do clarinetista, João Marcos Palheta ganha vídeo clipe. O grupo desenvolveu arranjo da música, gravou e inscreveu a proposta de vídeo no edital de Música da Lei Aldir Blanc, da Secult-PA, no qual foi aprovado. Desde ontem, o single pode ser encontrado em todos os principais streamings de música e o clipe estará disponível a partir das 19h, no canal do Youtube do Quinteto. Acesse: https://bit.ly/3oesb0Z

O clarinetista do grupo e compositor da canção conta que a música nasceu a partir de uma brincadeira. “Minha mãe assistia a um vídeo de receitas, eu ouvi a voz da senhora que ensinava no vídeo e achei bem engraçada. Ela falava ‘cantando’, até que soltou uma nota super aguda, dizendo ‘despeje agora o coco ralado’. Rapidamente, peguei a flauta doce e comecei a imitar a melodia ‘cantada’ pela mulher e assim a música nasceu”, relembra.

João seguiu compondo a melodia e com auxílio de Camila Alves, violonista do grupo e coordenadora das Quartas Musicais do Sindmepa, finalizou a harmonia. O clipe foi gravado e produzido pela empresa paraense de áudio visual, Treme Filmes. O roteiro foi desenvolvido retratando uma leitura sinestésica do ato de cozinhar e realizar misturas, fazendo um paralelo entre as linguagens artísticas da música e da dança.

“Cozinhar e compor tem muitas coisas em comum. Ambas envolvem misturas de elementos, sendo que uma nos leva à combinação de sabores enquanto a outra, combinação de notas musicais. É neste paralelo que pensamos e o clipe seguiu uma pegada ritualística, que tem a ver com esta sinestesia que vimos por trás desta estória engraçada de onde veio a música”, ressalta Camila.

Foto: Mei Habib

A música foi captada, mixada e editada pelo cavaquinhista do grupo, Igor Sampaio. Já o vídeo clipe contou com direção de Yasmin Almeida; roteiro de Kemuel Carvalheira; Direção de fotografia de Paulo Favacho; Direção de arte e stylist de Igor Martins; Make de Maluzi; Foto still Mei Habib; participação dos Bailarinos Felipe Marim e Larissa Rocha e a Identidade visual dos materiais de divulgação e capa de Trycia Cabral.

Sobre o grupo

O Quinteto Caxangá é um grupo de música instrumental, criado por Camila Alves em 2015. Ao adotar este nome o grupo fez referência às tradicionais brincadeiras de roda infantis. A alusão veio da forma descontraída como os ensaios e apresentações do grupo acontecem, em roda ou semicírculo. Atualmente, o quinteto é formado pelos músicos: João Marcos Palheta, no clarinete; Sara Moraes, no violino; Igor Sampaio, no cavaco; Tomas Menezes, no pandeiro e Camila Alves, no violão sete cordas.