Sindmepa Informa – 05.09.2021

ELEIÇÕES 1
A chapa Evoluir para Fortalecer venceu as eleições para a Diretoria do Sindmepa para o triênio 2021-2024, por 317 votos contra 151 da chapa 2. Foi uma boa disputa e também uma oportunidade de por à prova o trabalho que vem sendo desenvolvido na entidade nos últimos anos. Significa que o Sindmepa está no caminho certo e deve seguir firme na luta em defesa da categoria.

ELEIÇÕES 2
A participação maciça dos médicos nessa primeira eleição que tivemos com duas chapas, mostra o tamanho da importância que o sindicato tem para a categoria. Na campanha se envolveram tanto associados quanto não associados. A mobilização foi uma manifestação de preocupação com o futuro da nossa entidade, o que aumenta ainda mais a responsabilidade da Diretoria eleita e que assume no dia 05.09. Celebremos o processo democrático. Todos os que se dispuseram a participar do processo eleitoral merecem respeito e consideração.

ATRASO EM BELÉM
Mais uma vez nos deparamos com denúncias de atraso de pagamento dos salários dos prestadores de serviço do PSM da 14, Guamá e Upas de Icoaraci e Sacramenta, há mais de 45 dias. Profissionais que procuraram o setor de Recursos Humanos da Sesma, receberam a informação de que o pagamento dos médicos da Upa de Icoaraci só foi repassado uma parte e ainda está faltando o abono Covid. É bom lembrar que na semana passada o titular da Sesma garantiu que o abono Covid não iria sofrer qualquer alteração de pagamento. E agora?

ATRASO EM ANANINDEUA
Médicos de Ananindeua também denunciam atraso de pagamento por parte da OS que administra as UPAS do município. Até esta data, não receberam o pagamento referente ao mês de julho. O Sindmepa entrou em contato com a empresa Health&Care que informou que os atrasos se deram por conta da burocracia institucional, já que a empresa assumiu recentemente a gestão das unidades. Informou ainda que os pagamentos referentes aos plantões executados no mês de julho devem ser pagos “conforme programação de empenho e repasse da PMA”.

ENGANAÇÃO
Médicos do Hospital da Ordem Terceira denunciam que a Sesma ofereceu um valor de honorários médicos para o mutirão de cirurgias ginecológicas em julho e, além de não terem sido pagos até agora, quando o dia combinado para pagamento era 10 de agosto, ainda realinharam os valores para 20% do pactuado. Ou seja, calote puro.

ABUSO DE PODER
Médico da UPA do Jurunas foi vítima de assédio moral e abuso de poder por parte do diretor técnico da Unidade, que promoveu uma reunião sem a presença do diretor clínico para tecer críticas ao trabalho do profissional. Ele foi retirado das escalas sem nenhuma justificativa e com aviso de apenas 15 dias. O médico não obteve resposta às solicitações de informações sobre a sua retirada da escala nem da direção da UPA, da OS que gerencia a unidade e da Sesma. Para fechar o ciclo de desmandos, o profissional foi excluído do grupo de whatsapp de médicos que cobrem escalas. Os médicos das UPAs estão se mobilizando em defesa do colega e contam com total apoio do Sindmepa.