Longa aborda a rotina e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais médicos

O retorno do Cineteatro Sindmepa exibiu o filme francês “Hipócrates”, dirigido pelo cineasta e médico Thomas Lilti, na noite desta terça-feira, 19. O longa retrata a rotina de um jovem que inicia sua residência no mesmo hospital onde seu pai trabalha, e logo descobre que a realidade está distante da teoria. Para completar, ele tem que acompanhar um novo residente, mais velho e mais experiente. Os diretores do Sindmepa, Wilson Machado e Leucy Paz estiveram presentes no evento.

“O filme escolhido retrata exatamente a vida de um residente de medicina, que é o médico na fase de treinamento para uma especialidade. Para nós que já estamos na reta final do exercício profissional é muito bom relembrar o que foi a nossa vida de residente assistindo a esse filme, encontrando as dificuldades e a insegurança que todo residente tem nessa fase de aprendizado”, frisa Wilson Machado.

Para Marco Antonio Moreira, curador do Cineteatro, o longa é um dos melhores filmes dos últimos anos a pensar a profissão médica sob diversos aspectos, pois mostra a luta de um jovem pela profissão e provoca reflexões nos espectadores.

João de Oliveira é barman e frequentador assíduo do Cineteatro Sindmepa. Soube do retorno do cinema pelo jornal e conta que pretende convidar os amigos para as próximas sessões, pois estava sentindo falta da programação. “O filme é muito bonito, ainda mais para quem gosta de medicina. Achei bom, porque estava bem parado sem o cinema”, ressalta João.

Benjamin e Abdel Rezzak se deparam com dilemas enfrentados por muitos médicos ao longo do filme

O filme aborda também o convívio dos médicos locais com residentes estrangeiros, os atendimentos prestados aos pacientes, a falta de leitos, além de equipamentos essenciais para o funcionamento de um hospital. Wilson Machado conta que o filme traz lembranças e reforça que a programação da Semana do Médico continua na noite de hoje.

“Foi uma noite particularmente especial, não só pela elegância do ambiente, ou excelência da qualidade do filme, mas principalmente porque nos possibilitou relembrar a nossa passagem por esse período. Parabéns ao Sindmepa, mais uma vez, e vamos aguardar esta noite com a nossa Quarta Musical, onde teremos surpresas maravilhosas para aqueles que vieram assistir à apresentação”, conclui o diretor.

A Semana do Médico 2021 tem como patrocinadores: Projex, Icatu, Robot Genesis, Amazona Digital, MAG Seguros, Seguros Unimed e Sicredi Belém.

SEMANA DO MÉDICO

Quarta Musical com Alba Mariah
Dia: 20 de outubro
Hora: 19h
Local: Cineteatro do Sindmepa – Rua Boaventura da Silva, n° 999.

Palestra “A gripe espanhola de 1918 e a pandemia do novo coronavírus de 2020” – com José Maria Abreu Junior
Dia: 21 de outubro
Hora: 19h