abr 19, 2024

abr 19, 2024

Música, cinema e debates vão movimentar Semana do Médico este ano

Outubro é um mês muito importante para a categoria médica do Pará, pois além de comemorar o dia do médico, 18, o sindicato da categoria completa 40 anos de fundação. Mantendo a tradição, o Sindmepa preparou atrações imperdíveis para a Semana do Médico, que acontecerá de 16 a 22 de outubro. Na programação, posse das diretorias, comemoração do aniversário, cinema, música, palestras e roda de conversa organizada pelo Núcleo Acadêmico.

A programação tem início no dia 16, com a cerimônia de posse da nova diretoria colegiada do Sindmepa, eleita em setembro, e da diretoria do Núcleo Acadêmico, além da comemoração pelos 40 anos do Sindmepa. O evento será realizado na Assembleia Paraense, seguindo todos os protocolos de segurança contra a covid-19.

A perda do violonista Sebastião Tapajós, no último sábado, 02, abalou os paraenses e entristeceu o Sindmepa, pois o músico participaria das comemorações com show no dia 18. Agora, a programação de segunda-feira será um show em homenagem ao músico realizado por sua banda. Na noite seguinte, 19, acontece a reabertura do Cineteatro Sindmepa. Quando os apreciadores do cinema estarão de volta ao espaço para assistir o filme “Hipócrates”, dirigido por Thomas Lilti, em alusão à Semana do Médico, com curadoria de Marco Antônio Moreira.

Já a Quarta Musical Especial, do dia 20, será com show presencial de Alba Mariah no Cineteatro, com coordenação de Camila Alves. Na quinta-feira, 21, o médico e escritor José Maria Abreu Junior realiza palestra sobre o tema: “A gripe espanhola de 1918 e a pandemia do novo coronavírus de 2020”, evidenciando os cenários de cada epidemia e destacando os pontos em comum.

A Semana do Médico deste ano termina na sexta-feira, 22, com programação organizada pelos diretores do Núcleo Acadêmico. O evento terá três programações: palestra sobre residência, especialização, mestrado e doutorado; roda de conversa sobre saúde mental, médicos e estudantes; e apresentação cultural “Não me Covid”.

Com exceção da cerimônia de posse das diretorias e comemoração dos 40 anos do Sindmepa, todos os eventos serão realizados na sede do sindicato. A Semana do Médico 2021 tem como patrocinadores: Projex, Icatu, Robot Genesis, Amazona Digital, MAG Seguros, Seguros Unimed e Sicredi Belém.