Núcleo Acadêmico participa de evento sobre pobreza menstrual

Diretores do Núcleo Acadêmico do Sindmepa participaram do evento “Fluxo Solidário”, realizado pela Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil – IFMSA Brazil, na última sexta-feira, 15, na sede do Sindmepa. O Fluxo Solidário contou com palestra das médicas, Rayssa Miranda e Luana Barros e da advogada Lorena Meirelles, para elucidar um tema importante e ainda pouco debatido na sociedade, a pobreza menstrual. Ana Paula Xerfan e Luca Dalferth participaram do evento representando o NA.

“A IFMSA Brazil Ufpa é uma organização de estudantes de medicina que busca a difusão e o intercâmbio de ideias e conhecimentos na área médica e na promoção de saúde. Nesse caso, a instituição organizou um evento importantíssimo sobre “pobreza menstrual” com excelentes palestrantes para abordar um assunto de suma importância para a saúde pública”, ressalta Ana Paula Xerfan.

O evento contou com a presença das palestrantes, Rayssa Miranda, Luana Barros e Lorena Meirelles

Sabe-se que a pobreza menstrual é uma realidade em nosso país e para os organizadores do evento é fundamental que os alunos de medicina conheçam e dominem o assunto para atuar da melhor maneira possível, reconhecendo riscos, causas, impactos e demandas relacionados a esse problema de saúde pública. O evento Fluxo Solidário ainda arrecadou absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade social e contou com a participação do projeto Mulheres por elas – Belém.

“A realização do evento sobre essa temática partiu da necessidade de se colocar a pobreza menstrual em pauta, principalmente em meio aos estudantes de medicina, que atendem e atenderão a públicos afetados por esse fenômeno, algo que é muito comum na sociedade brasileira atual e que é um problema de saúde pública preocupante, precisando de debate e discussão. E a doação de absorventes também foi uma necessidade que nos levou a abordar essa temática, com a ideia de procurar amenizar esse problema em algum nível”, frisa a coordenadora do evento da IFMSA, Maria Eduarda Barbosa.

Os diretores do NA, Ana Paula Xerfan e Luca Delfarth compareceram ao evento

O Sindmepa incentiva os eventos de ligas acadêmicas, pois entende que existem temáticas fundamentais a serem tratadas pelos estudantes e está sempre de portas abertas para recebê-los. “É muito interessante que a gente possa ter espaço para atividades dentro do Sindmepa justamente por temos contato com esse sindicato, porque desde o período acadêmico ele possui participação nas atividades dos estudantes, além de conhecermos as vantagens da associação ao Sindicato, que podemos realizar como acadêmicos, e o fornecimento de um ambiente em que haja discussões e eventos de qualidade e organizados”, acrescenta Maria Eduarda.

Durante o evento, os diretores do Núcleo Acadêmico, Ana Paula Xerfan e Luca Delfarth apresentaram o Sindmepa aos presentes, bem como o trabalho desenvolvido pelo NA, o projeto Acadêmico Aspirante e o I Simpósio Acadêmico Aspirante que será realizado nesta sexta-feira, 22.