Outubro Rosa: Diagnóstico precoce é fundamental ao combate e controle do câncer

O mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa, envolve ações que visam chamar atenção para o diagnóstico precoce da doença. Sabe-se que quando mais rápido os sintomas ou anomalias forem percebidos, as chances de combate e controle ao câncer aumentam. Um dos métodos de prevenção é o autoexame, mas você sabe como realizá-lo? O autoexame deve ser feito em três posições e em momentos diferentes, como em frente ao espelho, em pé e deitada.

No primeiro momento, você deve se posicionar em frente ao espelho, sem roupas, e observar os seios com os braços abaixados, levantados e dobrados para trás do pescoço, e com as mãos na bacia, para verificar se existe alteração na superfície da mama é preciso pressiona-la. Também é importante avaliar o tamanho, a forma e a cor, além de possíveis inchaços, saliências e rugosidades.

Já a segunda avaliação deve ser realizada em pé e durante o banho. Com isso a palpação das mamas deverá ser feita com o corpo molhado e as mãos ensaboadas. Os dedos devem estar esticados para fazer movimentos circulares, de cima para baixo. Para cada lado, fazer o seguinte: colocar o braço atrás da cabeça, palpar a mama em movimentos circulares a começar no mamilo e crescer até cobrir o seio por completo, depois em linhas retas em direção ao mamilo e por último em linhas retas para cima e para baixo. Ao fim a pessoa deve pressionar os mamilos suavemente e observar se ocorre saída de líquido.

O terceiro momento recomendado para fazer o autoexame é ao deitar, sendo este bem semelhante aos procedimentos realizados no segundo. Se desejar ficar mais confortável pode utilizar uma almofada para colocar debaixo do ombro que estiver com o braço levantado. Os mesmos três passos de palpação acima devem ser feitos em cada mama nessa posição.

Lembre-se que caso encontre alguma anormalidade, o médico deverá ser consultado. O autoexame deve ser realizado uma vez por mês, entre os três e dez dias após a chegada da menstruação, ou em uma data fixa para mulheres que não menstruam e para os homens, pois o câncer de mama também pode acometer homens. É recomendado ainda que mulheres acima dos 40 anos façam o exame de mamografia anualmente. Não esqueça, o autocuidado é vida.

Com informações de O Liberal