Reunião de Nivelamento une diretores e acadêmicos para pensar o futuro do Sindmepa

Mudanças nas formas de trabalho, organização dos trabalhadores, formas de negociação, como surgiram os sindicatos e contribuições sociais e sindicais. Esses foram alguns dos pontos abordados na Reunião de Nivelamento, realizada na manhã do último sábado, 02. Durante a programação, os novos diretores do Sindmepa e do Núcleo puderam conhecer mais sobre a história do sindicato, os planos de ampliação para a sede e pontos importantes acerca do sindicalismo no Brasil.

“O encontro foi importante para repassar aos novos Diretores conhecimentos e informações. Destaco a participação dos novos diretores do Núcleo Acadêmico que enriqueceram o debate”, ressalta o diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso.

O Sindmepa atua em regime de diretoria colegiada desde 1994, visando democratizar a gestão e estimular a participação de todos os diretores. Isso se aplica também ao Núcleo Acadêmico, pois a participação dos estudantes de diferentes escolas médicas do estado permite conhecer e melhor solucionar as questões enfrentadas pelos futuros médicos. A diretora do NA, Mariana Quaresma participou do Nivelameto e conta que a reunião foi fundamental para aqueles que participaram.

“Me senti acolhida, tanto como acadêmica quanto como cidadã. Muitas vezes não encontro embasamento sociopolítico no curso de medicina e isso é bastante frustante porque não vejo motivos para um curso que lida com vidas não ter o seu lado humanístico devidamente valorizado. Mas ver o empenho na construção do movimento sindical por parte dos diretores e até mesmo dos ex diretores que fizeram parte da história deste país ao lutar durante a ditadura pelo direito a ter direitos é algo que me emociona a ponto de ficar com os olhos marejados”, acrescenta Mariana.