qui

dez 7, 2023

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

dez 7, 2023

Afiliado a:

Espaço Médio

Show de Alba Mariah celebra a reabertura das Quartas Musicais

Alba Mariah encantou o público presente no Cineteatro Sindmepa com sucessos da música brasileira, paraense e francesa, na noite desta quarta-feira, 20. O show teve início com instrumental da música “Bom dia Belém”, de Edyr Proença e Adalcinda Camarão, ao som do violão sete cortas de Marcelo Ramos e do clarinete de Tiago Amaral. Não demorou muito para que a voz de Alba Mariah preenchesse o espaço. O show marcou o retorno das Quartas Musicais ao formato presencial e faz parte dos eventos em comemoração à Semana do Médico. Os diretores Waldir Cardoso, Leucy Paz e Wilson Machado prestigiaram o evento.

“Tivemos uma noite maravilhosa com a cantora Alba Mariah e os músicos, Marcelo e Tiago, que nos presentearam com uma noite espetacular de músicas dos bons tempos. Músicas populares paraenses, inclusive, músicas religiosas que remetem ao mês de outubro, o mês do Círio. Foi uma noite particularmente agradável, um prêmio para os médicos”, frisa Wilson Machado.

Os músicos apresentaram ao público um repertório de músicas do cancioneiro popular que remete a memória afetiva, tanto dos artistas quanto do público. Entre elas, canções de Vital Lima, Noel Rosa, Ronaldo Silva e do irmão de Alba Mariah, Chico Sena.

“Todas as canções que eu canto têm uma ligação com a minha memória afetiva isso é inconteste, porque eu não consigo fazer um repertório sem pensar nas influências que eu tive, nas coisas que eu amo e nas que eu gostaria de cantar. Todas as canções que eu canto, toda a minha trajetória é montada, vista, revista e cuidadosamente pesquisada dentro da minha memória sentimental”, diz a cantora.

Os músicos compartilharam com o público canções marcantes e afetivas

O violonista, arranjador e compositor, Marcelo Ramos relembra que toca ao lado de Alba Mariah há quase 15 anos, já com Tiago Amaral foram, pelo menos, sete anos ininterruptos. Agora os músicos estão reunidos no projeto “No Tempo dos Quintais”, que visa relembrar os bons momentos e propagar a boa música.

“A Alba teve essa ideia e lançou o convite para nós, de montar um show com a finalidade de resgatar os quintais levando para dentro de um teatro, de um bar, e trazer esses quintais de volta para as pessoas. A maioria das coisas que ela canta tocam a gente profundamente, então a mesma emoção que ela passa para o público cantando a gente sente ali no palco”, ressalta o violonista.

Para Tiago Amaral, dividir o palco com os músicos tem sido um momento de muito aprendizado. O clarinetista explica que ao tocar um instrumento solista acompanhando voz e violão, é muito importante ouvir para dialogar com os companheiros e pontua seu momento preferido do show. “Eu gosto muito da versão do Círio, porque tem alguns detalhes lá da música que foram montados nos ensaios. A gente consegue, creio eu, passar bem essa atmosfera do Círio e trazer essa paisagem da cidade, cantando uma música tão bonita e com uma responsabilidade tão grande que é cantar Vital Lima, um grande compositor”, acrescenta Tiago.

O público presente ainda fez um pedido especial, uma canção francesa, e foi atendido pelos músicos com “Non, Je Ne Regrette Rien” e “Ne Me Quitte Pas”, de Edith Piaf e Jacques Brel. A arte educadora e percussionista, Edneia da Silva foi a primeira a chegar para prestigiar a apresentação. “Ah, eu gostei do show todinho, foi lindo. Sempre vou aos shows da Alba, frequento teatro quando tem show dela e barzinho, também já fui muito”, relembra.

Diretores do Sindmepa e familiares compareceram ao show

Camila Alves, coordenadora das Quartas Musicais do Sindmepa, foi quem escolheu a atração para o retorno do projeto ao formato presencial. A musicista conta que sua escolha foi baseada na importância do evento e admiração pela cantora. “Eu pensei na Alba porque sei da qualidade do repertório dela. Sei o quanto ela traz essa brasilidade paraense e acho que tinha tudo a ver com esse momento que a gente está vivendo. O show cumpriu com todas as expectativas”, revela.

A Semana do Médico 2021 tem como patrocinadores: Projex, Icatu, Robot Genesis, Amazona Digital, MAG Seguros, Seguros Unimed e Sicredi Belém. Os eventos seguem na noite de hoje, 21, com a palestra do dr José Maria Abreu Junior, “A gripe espanhola de 1918 e a pandemia do novo coronavírus de 2020”; e encerra amanhã, 22, com o I Simpósio Acadêmico Aspirante. Todos os eventos são abertos ao público.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que