dom

maio 19, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

dom

maio 19, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Show memorável marca homenagem a Sebastião Tapajós no cineteatro do Sindmepa

Ao som de Blandice, o violonista Maurício Gomes abriu o show Sonhos e Valsas, um tributo a Sebastião Tapajós, no palco do cineteatro do Sindmepa, na noite desta segunda-feira, 18. Blandice foi a última peça que Maurício Gomes tocou ao lado de Tapajós, no Teatro do Sesi, antes do falecimento do músico no início do mês. Maurício era grande admirador do músico, tem uma pesquisa musical sobre a obra dele, lançou um disco com músicas de Sebastião e também participou da sua última live.

“Fico muito satisfeito em participar dessa homenagem, porque o Sebastião foi uma figura muito importante, não só no Pará, mas no Brasil inteiro ele é festejado como grande violonista, como grande compositor que foi. Então, fico muito feliz e duplamente feliz por tocar com o Andreson, o pianista do Sebastião, um grande músico e, igualmente, muito experiente”, disse Maurício Gomes.

O show de Tapajós faria parte da programação da Semana do Médico deste ano e dos festejos pelos 40 anos de fundação do Sindmepa. Com o falecimento do músico de renome internacional, o sindicato transformou a atração em um tributo a Tapajós, explicou o diretor do Sindmepa, Wilson Machado, ao saudar os presentes e render homenagens a Sebastião Tapajós, “músico que dignificou muito a sua arte e levou o nome do Pará, da Amazônia e do Brasil para o mundo, por meio da música”.

O tributo foi organizado pelo também músico José Maria Bezerra, amigo e admirador, que desenvolveu sua tese de doutorado em torno da obra do músico santareno. “Sebastião é o meu objeto de pesquisa e nesse processo nós acabamos ficando muito amigos e essa amizade foi coroada com o álbum que nós lançamos, Sonhos e Valsas, último trabalho do Sebastião em estúdio. A gente terminou de gravar mês passado, na Cidade Velha”, explicou.

Diretores do Sindmepa prestigiaram o evento

O tributo uniu dois grandes músicos. Maurício Gomes e o pianista Andreson Dourado, que tocou por 9 anos ao lado de Tapajós se apresentando em vários palcos do Brasil e de fora do País. Emocionado por tocar sem o parceiro, Andreson narrou sua história com Sebastião, destacando a generosidade do músico que lhe abriu portas e o levou para tocar com ele em vários teatros. “Ele era de uma generosidade ímpar. No Rio de Janeiro abriu sua casa para vários músicos paraenses que iam tentar a carreira no sudeste. Eu mesmo fui acolhido por ele e tenho uma imensa gratidão por isso”, disse Andreson.

Uma das músicas marcantes da parceria foi Tocata para Billy Blanco, feita por Sebastião para o também músico Billy Blanco. Ainda com referência do Rio de Janeiro, Andreson tocou Tributo a Edna Savaget, uma canção feita para demonstrar a gratidão do músico a uma grande amiga que lhe abriu portas no sul e sudeste do Brasil. A noite teve apresentações individuais dos músicos e, no terceiro ato, apresentação em dueto sacramentando a dupla que nunca tinha se apresentado junto e fechou a noite com o choro Cheiro do Pará. “Eles têm uma liga, uma união perfeita que precisa ser cultivada e mantida”, disse o músico Gileno Foinquinos, um dos presentes ao espetáculo.

Além de convidados, familiares e amigos dos músicos, participaram do show pela diretoria do Sindmepa, os diretores Wilson Machado e Waldir Cardoso e a diretora Leucy Paz. A Semana do Médico 2021 tem como patrocinadores: Projex, Icatu, Robot Genesis, Amazona Digital, MAG Seguros, Seguros Unimed e Sicredi Belém.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que