Congresso vai reunir especialistas e autoridades para discutir formas de prevenção e combate a pandemias e catástrofes, e a carreira médica de estado como fator estruturante para a saúde do interior.
De 12 a 15 de novembro deste ano, o Sindicato dos Médicos do Amazonas – Simeam, realizará o IV Congresso Internacional de Saúde do Interior e Fronteiras na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus, com ciclos de palestras e debates para discutir os desafios e os dilemas ante a maior catástrofe pandêmica da saúde mundial. Esse ano o evento traz como tema “A carreira médica como fator estruturante para a saúde do interior” e “Planejamento estratégico para a prevenção e combate a pandemias e catástrofes”.
O IV CISIF será realizado no formato híbrido, presencial e virtual, com a participação de autoridades e especialistas da área da saúde do Amazonas, de outros estados brasileiros e outros países, com objetivo de fazer um reestudo das três primeiras edições.
A programação conta com solenidade de abertura no dia 12/11, às 18h, no auditório Eulálio Chaves, na UFAM. No sábado (13), ciclos de palestras e debates a partir das 08h. No domingo (14), uma comitiva segue numa viagem de instrução para o interior do estado. E na segunda (15), solenidade de encerramento com apresentação da Carta de Manaus.
Por conta do contexto da triste pandemia que afeta o mundo, é necessário buscar estratégias de prevenção e combate à doenças infectocontagiosas e catástrofes naturais ou provocadas pelo homem. Diante do cenário atual, se faz necessário uma melhor preparação dos profissionais da saúde desde a graduação, pós-graduação, além de uma necessária interação com instituições como, Forças Armadas, Defesa Civil, Ministério da Saúde, dentre outras.
Com base nas carreiras típicas de estado, o IV CISIF volta a reafirmar a importância da Carreira Médica de Estado como forma de minimizar os problemas dos municípios do interior do Amazonas que sofrem com a falta de recursos humanos e estrutura para o atendimento a população.
Voltado para todos os profissionais da saúde, o evento contará com representantes a nível nacional e internacional, estudantes, além de autoridades da área de gestão da saúde e de outras atividades de interesse na melhoria da qualidade da saúde pública no Amazonas, Fronteiras, Brasil e dos países da Latino – Ibero – América e do Caribe.
Programação
12/11– Solenidade de abertura a partir das 18h, com atração musical e coquetel;
13/11– Ciclos de palestras e debates a partir das 08h, com coffee break durante a programação e atração cultural após o encerramento;
14/11– Viagem de instrução;
15/11– Leitura da Carta de Manaus, com almoço e atração musical.
Fonte: Ascom Simeam