Sindmepa Informa – 17.10.2021

UNIÃO
Uma reunião entre diretores do Sindmepa e do CRM-Pa selou o compromisso de união entre as entidades em defesa da categoria médica e da sociedade. O Sindmepa e o CRM voltarão a atuar conjuntamente, reativando o Cosempa, junto com a Sociedade Médico Cirúrgica do Pará, para atuar na luta por melhores condições de trabalho e remuneração digna, entre outras ações. O Sindmepa acredita que a união das entidades vai gerar muitos benefícios para os médicos paraenses.

SANTA CASA
Na noite da última quinta-feira, 14, médicos da Santa Casa estiveram reunidos em Assembleia Geral para tratar de pautas importantes, como GAC, GDI, terceirização do trabalho médico, plantões e conselho gestor. Os profissionais que participaram online e presencialmente decidiram solicitar, mais uma vez, reunião com o presidente da Santa Casa e adotar medidas para obter informações sobre a incorporação das gratificações na remuneração. E na manhã de sexta-feira, houve uma visita à Santa casa por uma comissão formada por diretores do Sindmepa e o presidente da FMB, Casemiro Reis.

TRAGÉDIA
E por falar em Casemiro, o presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), que veio a Belém participar dos festejos da Semana do Médico, classificou a pandemia da covid-19 como a maior tragédia já vivenciada pela categoria médica neste século. Com mais de 600 médicos mortos em todo o Brasil, Casemiro afirma que o nosso País foi o campeão de mortes em geral e, por conseguinte, o campeão de mortes de médicos em todo o mundo. Realmente, uma tragédia. Só entre nós, tivemos mais de 80 médicos mortos. Algo sem precedentes em nossa história.

REABERTURA
Durante a Semana do Médico teremos a reabertura do cinema e da Quarta Musical do Sindmepa. Na terça-feira, 19, será exibido o filme “Hipócrates”, dirigido por Thomas Lilti, às 19h, no Cineteatro. Já na quarta-feira, 20, o show é com a cantora Alba Mariah, também às 19h, na sede do sindicato. Para prestigiar os eventos é preciso chegar com antecedência, pois o público será reduzido, seguindo os protocolos de segurança contra a covid-19.

FESTA
Neste sábado, 16, médicos e médicas se confraternizaram em um encontro mais do que merecido na Assembleia Paraense. Festejamos a posse da nova diretoria do Sindmepa e do Núcleo Acadêmico, os 40 anos do nosso sindicato e, por fim, festejamos a vida. Afinal, sobrevivemos à covid-19 apesar de todas as adversidades a que fomos submetidos desde março de 2020, quando a pandemia se abateu sobre o mundo e, com mais força, sobre os trabalhadores da saúde. Vamos brindar à vida ao som de Juliana Sinimbú.

TIÃO
Amanhã é dia de homenagear o nosso músico maior, Sebastião Tapajós, o Tião, como gostava de ser chamado. O Sindmepa apresenta, como parte da Semana do Médico, o show Sonhos e Valsas – Um tributo a Sebastião Tapajós. Consagrado no Brasil e no exterior, Tião faleceu precocemente no último dia 02. O show do dia 18 seria para comemorar o lançamento do mais recente trabalho do músico em estúdio, chamado “Sonhos e Valsas”, com o próprio Sebastião, acompanhado do seu pianista Andreson Dourado. Agora, será um tributo a ele, com Andreson e Maurício Gomes, violonista que tocava com o músico. Imperdível.