Sindmepa Informa – 24.10.2021

SEMANA
Com palestra do médico-historiador e escritor José Maria de Abreu Junior, na quinta-feira, e realização do I Simpósio Acadêmico Aspirante, na sexta-feira, fechamos com chave de ouro a programação da Semana do Médico de 2021, que coincidiu com a celebração dos 40 anos de fundação do Sindicato e posse da nova diretoria. Sigamos em frente na certeza de que estamos no caminho certo na defesa dos interesses dos médicos por melhores condições de trabalho, remuneração e dignidade no exercício da profissão.

SIMPÓSIO
No I Simpósio Acadêmico Aspirante, realizado na sexta-feira, 22, pelo Núcleo Acadêmico do Sindmepa, estudantes e profissionais discutiram temas de interesse tanto de acadêmicos quanto de profissionais já formados. Entre eles, o mercado de trabalho e a saúde mental de estudantes de medicina e de médicos. Parabenizamos a diretoria do Núcleo Acadêmico pelo sucesso do evento.

REABERTURA
Esta semana marcou a reabertura do espaço do nosso cineteatro, com a apresentação do filme francês “Hipócrates”, dirigido pelo cineasta e médico Thomas Lilti, na noite de terça-feira; e o show da cantora Alba Mariah, com muita MPB, música popular brasileira e música paraense, além de um repertório de músicas francesas. Aliás, a música tocou mais alto esta semana no cineteatro do Sindmepa, com o show tributo a Sebastião Tapajós, que emocionou os presentes, numa homenagem memorável a um dos maiores músicos paraenses.

CINETEATRO
Aliás, por falar em Quarta Musical, a próxima apresentação, do dia 27, será do cantor e intérprete, Anderson Moysés. O músico preparou um repertório com músicas de compositores brasileiros e paraenses. A apresentação tem início às 19h, no Cineteatro do Sindmepa. Um dia antes, terça-feira, 26, exibimos o filme Patch Adams, dirigido por Tom Shadyac, também às 19h no Cineteatro.

EXEMPLO
Que o afastamento do secretário municipal de Saúde e da diretora do Hospital Municipal de Terra Santa, no oeste do Pará, sirva de exemplo para outros secretários de saúde, prefeitos e governadores que insistem em contratar pessoas para a área sem CRM. O afastamento desses dirigentes em Terra Santa foi uma iniciativa do Ministério Público e as investigações continuam para apurar a contratação direta de três pessoas que se passavam por médicos no hospital.

APLAUSOS
Por proposição do vereador Carlos Martins, a Câmara Municipal de Santarém aprovou votos de aplausos ao Sindicato dos Médicos do Pará pelo Dia do Médico, celebrado no último dia 18 e pelo transcurso dos 40 anos de fundação do Sindicato. O vereador destacou que em Santarém, a médica Nástia Irina de Sousa Santos está à frente do sindicato que representa a categoria. Daqui, nossos agradecimentos ao vereador pela homenagem.

PARABÉNS
O Sindmepa parabeniza a Uniodonto Belém pelos seus 35 anos. Fruto da união de 20 cirurgiões-dentistas. São anos de parceria com a cooperativa que oferece benefícios aos médicos associados. Que possamos seguir unidos a favor dos médicos.