O diretor do Sindmepa, Waldir Araújo Cardoso foi contemplado com a Comenda de Mérito Sindical, durante a cerimônia de posse da nova Diretoria da Federação Médica Brasileira. O evento reuniu dirigentes sindicais de diversas regiões do Brasil, entre médicos, autoridades políticas e convidados, na Associação Médica de Pernambuco, na última sexta-feira, 05.
Waldir Cardoso foi o primeiro presidente da Federação, e recebeu a Comenda de Mérito Sindical pela sua contribuição há mais de 30 anos com o movimento sindical brasileiro.
“Jamais estaria aqui recebendo essa homenagem se não tivesse recebido a contribuição de todos médicos e médicas com quem tive a honra e oportunidade de trabalhar. Dediquei boa parte da minha militância ao movimento sindical e faria tudo novamente com a mesma determinação. Agradeço a todos e dedico esta homenagem ao colegiado do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), pois sem o apoio que eu sempre tive, jamais chegaria aqui”, declarou Waldir.
Nova diretoria
A cerimônia de posse da nova Diretoria da FMB, para o triênio 2021-2024, definiu o comando do pediatra, vereador de Recife e diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Tadeu Calheiros. O presidente conduzirá os trabalhos juntamente com 15 diretores de 18 sindicatos brasileiros. Durante a posse, Tadeu falou sobre a felicidade em estar à frente de uma Federação que ampliou a sua representatividade para quase 500 mil médicos.
“A Federação foi criada pelo esforço de muitos e com a participação do Dr. Waldir Araújo Cardoso que fez ela nascer, e depois na gestão do Dr. Casemiro que fez ela se firmar e consolidar. Agora, nós precisamos dar passos maiores. Passos que estão segmentados graças à pavimentação dos presidentes anteriores, que nos dá a oportunidade de começar com um grande legado, quase dobrando o tamanho da nossa representação, com a entrada de cinco novos sindicatos na Federação Médica Brasileira, e isso é muito significativo”, comentou o novo presidente.
A partir desde ano os sindicatos de Amazonas, Ceará, Grande ABC, Minas Gerais e Rio Grande do Sul passam a integrar a Entidade. O Sindmepa que já fazia parte dos sindicatos que compõe a FMB mantém dois representantes nesta nova gestão. O diretor, Wilson Machado assume o cargo de Secretário do Formando e Médico Jovem, já o diretor João Gouveia integra o Conselho Fiscal da nova diretoria.
Composição da Diretoria da FMB Gestão 2021-2024
Presidente: Tadeu Calheiros (PE)
Vice-Presidente: Fernando Luiz de Mendonça (MG)
Secretário Geral: José Roberto Cardoso Murisset (Grande ABC)
Secretário Geral Adjunto: Guilherme Augusto Pulici (AC)
Secretária de Finanças: Janice Painkow (TO)
Secretário de Finanças Adjunto: Reginaldo Abdala Rosa (TO)
Secretário de Assuntos Jurídicos: Fernando Uberti Machado (RS)
Secretário de Comunicação: Edmar Fernandes de Araújo Filho (CE)
Secretário de Educação Médica e Formação Profissional: Cyro Veiga Soncini (SC)
Secretário de Relações Trabalhistas e Sindicais: Mario Viana (AM)
Secretário de Benefício, Previdência e Saúde do Trabalhador: Moacir Perche (Campinas, SP)
Secretário de Saúde Suplementar: Tarcísio Campos Saraiva de Andrade (PB)
Secretário de Direitos Humanos: Iron Antônio de Bastos (Anápolis, GO)
Secretária da Mulher Médica: Edilma Albuquerque Lins Barbosa (AL)
Secretário do Formando e Médico Jovem: Wilson Machado (PA)
CONSELHO FISCAL
Titulares: João Gouveia (PA), Jordani Campos Machado (MG), Licínio Argeu Alcântara (Criciúma, SC)
Suplentes: Márcio Henrique Cunha (GO), Amélia Maria Fernandes Pessôa (MG)
Com informações de Portal FMB