ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Novembro Azul: campanha alerta os homens a retomar os cuidados com a saúde

A campanha Novembro Azul chama atenção para os cuidados com a saúde masculina, em especial para a conscientização e detecção precoce do câncer de próstata. De acordo com dados do Ministério da Saúde, obtidos a pedido da Sociedade Brasileira de Urologia, durante a pandemia de covid-19 houve uma redução de 21,5% das cirurgias para retirada da próstata por câncer na comparação entre 2019 e 2020. O número de consultas urológicas no SUS também caiu, para 33,5% e as internações de pacientes com o diagnóstico da doença tiveram queda de 15,7%.

Com quase dois anos de pandemia do novo coronavírus, a Sociedade Brasileira de Urologia alerta para os impactos à saúde masculina neste período. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é mais comum entre os homens e a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Por isso, realizar exames periódicos é fundamental para detectar possíveis alterações.

As informações repassadas pelo Ministério mostram ainda que a coleta de PSA e de biópsia da próstata, que junto com o exame de toque retal diagnosticam a doença, também tiveram quedas na ordem de 27% e 21%, respectivamente. Além disso, as consultas com um urologista em 2021 continuam baixas. Até julho, foram realizadas somente 1.812.982 consultas. Em 2019, foram 4.232.293 e em 2020, 2.816.326.

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no homem, excluindo-se o câncer de pele não melanoma. Uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo, sobre o atraso cirúrgico emergencial e eletivo durante a pandemia no Brasil, revela que mais de um milhão de cirurgias foram canceladas ou adiadas e os procedimentos cirúrgicos para tratamento do câncer de próstata também foram impactados, conforme mostram os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade.

Por esse motivo, a campanha Novembro Azul deste ano enfatiza a importância de o homem retomar seu cuidado com a saúde e comparecer ao médico. O diagnóstico precoce do câncer de próstata é fundamental para uma maior chance de cura.

Com informações de Portal da Urologia

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que